///
O sucesso do tratamento endodôntico está diretamente ligado ao conhecimento da anatomia da cavidade pulpar e suas variações. Considere as afirmações abaixo.
I O canal cavo-interradicular encontra-se no assoalho da câmara pulpar, saindo deste e percorrendo a dentina inter-radicular até alcançar o ligamento periodontal em nível de furca.
II A presença do canal cavo-interradicular é um fator de manifestação clínico-patológica, como rarefação óssea, envolvendo a estrutura periodontal na região de furca de dentes multirradiculares.
III O inciso central inferior, por seu achatamento no sentido vestíbulolingual, não raro, pode apresentar dois canais radiculares.
IV O ombro lingual do incisivo central inferior (quando há presença de dois canais) deve ser removido totalmente para não ocultar a entrada do canal lingual.
V Como conduta radiográfica, recomenda-se a variação da angulagem horizontal para mesio ou distorradial para detecção da presença do segundo canal no incisivo central inferior.
Estão corretas as afirmações:
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca IF-PI no concurso para IF-PI. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Odontologia Clínica, especificamente sobre Endodontia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.