///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de Paraíso - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Ortografia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Empregos nas gigantes de tecnologia perderam o encanto
Um dia, consideradas o ápice da carreira na área, as vagas nas chamadas Big Techs, gigantes da tecnologia, perderam o brilho. Demissões em massa e cortes de gastos levaram funcionários dessas gigantes a repensar seus próximos passos.
Michael conta que começou na empresa em que trabalhava na primavera de 2021 ao lado dos melhores engenheiros de software do mundo. "Eles fazem alguns projetos muito complexos. Quando você se junta a eles, junta-se aos melhores. Você sente que trabalha em um lugar que aumenta o valor da sua marca como pessoa", diz.
Inicialmente, tudo correu bem. Michael diz que trabalhava em projetos de alto impacto, mostrando seu valor para desenvolvedores seniores. Os benefícios também ajudavam. "Era uma big tech típica, que oferecia enormes benefícios, um ótimo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal", diz ele.
"Em comparação aos meus empregadores anteriores, era uma maravilha: tinha comida gratuita, verba de bem-estar e seguro de saúde. E as pessoas eram incríveis; um ambiente de trabalho agradável, embora, às vezes, parecesse uma seita."
Mas o primeiro sinal de que algo mudou veio em março de 2022. Em meio à desaceleração econômica, o serviço de lavanderia gratuito foi retirado. Logo vieram mais cortes: o horário dos jantares para os trabalhadores que estavam no turno final mudou e passou a conflitar com o último transporte gratuito saindo do campus de Nova York.
Assim, os funcionários passaram a ter que escolher entre jantar ou conseguir uma carona para casa. "As pessoas reclamaram, especialmente os mais jovens. Era um ambiente de muito mimo." Meses depois, cortes nos benefícios foram seguidos por cortes de funcionários. Michael foi um dos onze mil funcionários demitidos em novembro daquele ano, em meio a uma desaceleração mais ampla do setor de tecnologia.
Seu passo seguinte foi deixar o universo das gigantes da tecnologia completamente. Ele agora trabalha em finanças, em um grande banco de investimento. É um trabalho que ainda oferece projetos interessantes, diz Michael, e ele sente que tem uma segurança maior no emprego.
"Se você me perguntasse antes, eu diria que trabalharia para outra empresa das cinco gigantes em seguida, no entanto, há todo um mundo fora das big techs."
Até pouco tempo, vagas em tecnologia — especialmente entre os principais nomes como Meta, dona do Facebook e Whatsapp, Alphabet, grupos de empresas do Google e Amazon — estavam entre os empregos mais desejáveis disponíveis, oferecendo aos candidatos salários altos, benefícios luxuosos e a perspectiva de estar na vanguarda da inovação.
Mas desde o verão de 2022, o setor está repleto de cortes, demissões e incertezas. Em alguns casos, as empresas também restringiram o trabalho remoto, obrigando o retorno dos funcionários ao escritório.
Uma recuperação parece distante. De acordo com o site Layoffs.fyi, que analisa o setor, mais de vinte e três mil trabalhadores foram demitidos em oitenta e cinco empresas de tecnologia apenas em janeiro de 2024, incluindo Microsoft, Amazon, eBay e Google.
E alguns trabalhadores procuram empregos fora do setor.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/ cy0mjj3p89zo.adaptado. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy0mjj3p89zo.adaptado.
Em comparação aos meus empregadores anteriores, era uma maravilha: tinha comida gratuita, verba de bem-estar e seguro de saúde. E as pessoas eram incríveis; um ambiente de trabalho agradável, embora, às vezes, parecesse uma seita.
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que: