///
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca UPENET/IAUPE no concurso para Prefeitura de Paulista - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Doenças Crônicas Não Infecciosas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Sobre Hipertensão Arterial (HA), leia as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Um dos principais fatores de risco para HA é o consumo excessivo de sódio, sendo o seu consumo recomendado em 4g/dia. O consumo crônico e elevado de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial (PA) de forma significativa.
( ) Recomenda-se, pelo menos, a medição da PA a cada dois anos para os adultos com PA ≤ 120/80 mmHg, e anualmente para aqueles com PA > 120/80 mmHg e < 140/90 mmHg. Na gestante, a PA deve ser obtida com a mesma metodologia recomendada para adultos, reforçando-se que ela também pode ser medida no braço esquerdo, na posição de decúbito lateral esquerdo em repouso, não devendo diferir da obtida na posição sentada.
( ) O tratamento com medicamentos está indicado para os indivíduos com PA estágio 1 e risco cardiovascular baixo e moderado, quando as medidas não farmacológicas não surtirem efeito após um período inicial de, pelo menos, 90 dias.
( ) São consideradas pré-eclâmpsia grave: PAS ≥ 160 ou PAD ≥ 110 mmHg, plaquetopenia, transaminase glutâmica pirúvica (TGP) duas vezes acima do basal, dor epigástrica ou no hipocôndrio direito persistente, lesão renal aguda (LRA - creatinina maior que 1,1 mg/dl ou duplicação do valor basal), edema pulmonar, sintomas visuais ou cerebrais.
( ) A etiologia da HA pediátrica pode ser secundária; mais frequentemente, está associada a nefropatias, ou primária, atribuída a causas genéticas com influência ambiental e predomínio em adolescentes. O diagnóstico precoce e o tratamento da HA na infância associam-se ao menor risco de HA e de aumento da ateromatose carotídea na vida adulta, o que justifica medições periódicas da PA em crianças e adolescentes.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.