Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201433021

O sentido da expressão “que não se cheira”, atribuída a “uma flor” ...

📅 2025🏢 Avança SP🎯 Prefeitura de Caconde - SP📚 Língua Portuguesa
#Recursos Estilísticos#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca Avança SP no concurso para Prefeitura de Caconde - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Recursos Estilísticos, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201433021
Ano: 2025Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Caconde - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Recursos Estilísticos | Análise Textual
Texto associado
Leia o texto a seguir para responder à questão.


A eterna imprecisão da linguagem

      —Que pão!

      Doce? de mel? de açúcar? de ló? de ló de mico? de trigo? de milho? de mistura? de rapa? de saruga? de soborralho? do céu? dos anjos? brasileiro? francês? italiano? alemão? do chile? de forma? de bugio? de porco? de galinha? de pássaros? de minuto? ázimo? bento? branco? dormido? duro? sabido? saloio? seco? segundo? nosso de cada dia? ganho com o suor do rosto? que o diabo amassou?

      Branca? preta? tinta? moscatel? isabel? maçã? japonesa? ursina? brava? bastarda? rara? de galo? de cão? de cão menor? do monte? da serra? do mato? de mato grosso? de facho? de gentio? de João Pais? do nascimento? do inverno? do inferno? de praia? de rei? de obó? da promissão? da promissão roxa? verde da fábula de La Fontaine? espim? do diabo?

      —O diabo!

     Lúcifer? Belzebu? Azazel? Exu? marinho? alma? azul? coxo? canhoto? beiçudo? rabudo? careca? tinhoso? pé de pato? pé de cabra? capa verde? romãozinho? bute? cafute? Pedro Botelho? temba? mafarrico? dubá? louro? a quatro?

      —É uma flor.

     Da noite? de um dia? do ar? da paixão? do besouro? da quaresma? das almas? de abril? de maio? do imperador? da imperatriz? de cera? de coral? de enxofre? de lã? de lis? de pau? de natal? de São Miguel? de São Benedito? da santa cruz? de sapo? do cardeal? do general? de noiva? de viúva? da cachoeira? de baile? de vaca? de chagas? de sangue? de Jesus? do espírito santo? dos formigueiros? dos amores? dos macaquinhos? dos rapazinhos? de pelicano? de papagaio? de mel? de merenda? de 11 horas? de trombeta? de mariposa? de veludo? do norte? do paraíso? de retórica? neutra? macha? estrelada? radiada? santa? que não se cheira?

     —É uma bomba.

  De sucção? de roda? de parede? premente? aspirante-premente? de incêndio? real? transvaliana? vulcânica? atômica? de hidrogênio? de chocolate? suja? de vestibular de medicina? de anarquista? de São João e São Pedro? de fabricação caseira? de aumento do preço do dólar? enfeitada? de zoncho? de efeito psicológico?

    —É um amor.

  Perfeito? perfeito da China? perfeito do mato? perfeito azul? perfeito bravo? próprio? materno? filial? incestuoso? livre? platônico? socrático? de vaqueiro? de carnaval? de cigano de perdição? de hortelão? de deus? do próximo? sem olho? à pátria? bruxo? que não ousa dizer seu nome?

    —Vá em paz.

    Armada? otaviana? romana? podre? dos pântanos? de Varsóvia? de requiescat? e terra?


    —Vá com Deus. Qual?


ANDRADE, C. D. A eterna imprecisão da linguagem. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 1968. Disponível em <https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/17404/a-eternaimprecisao-de-linguagem>. (Adaptado).

O sentido da expressão “que não se cheira”, atribuída a “uma flor” pelo narrador do texto, mobiliza especialmente a figura de linguagem:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200130895Língua Portuguesa

Analise as sentenças a seguir quanto ao emprego do vocábulo “a” em destaque e assinale a alternativa em que sua função é a de pronome demonstrativo.

#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941200495413Língua Portuguesa

Leia o texto e destaque a alternativa que traz uma informação correta em relação às afirmativas apresentadas pelo autor.

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200962767Língua Portuguesa

Leia o fragmento abaixo. “O mundo nunca esteve tão obcecado por café. Quer a gente tome uma xícara para acordar pela manhã, um espresso depois do almo...

#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Subordinadas Adverbiais#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe
Questão 457941201266964Língua Portuguesa

Considere o excerto a seguir para responder às questões de 9 a 11:Não, Tarzan descobriu nos livros deixados pelo pai o que toda biblioteca deve ser, u...

#Morfologia#Substantivos
Questão 457941201477405Língua Portuguesa

Na frase “Entre estes compostos minoritários, estão alguns minerais (sobretudo, potássio)”, a palavra destacada é um

#Morfologia Verbal#Substantivos#Advérbios#Numerais#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941201510288Língua Portuguesa

Analise os excertos a seguir, retirados do texto, e assinale a alternativa em que ocorre(m) apenas adjetivo(s) cujo gênero é feminino.

#Adjetivos#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Recursos EstilísticosQuestões do Avança SP