Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201470058

Alguns sinais gráficos fazem parte do texto assim como os sinais de...

📅 2010🏢 FGV🎯 FIOCRUZ📚 Língua Portuguesa
#Emprego dos Parênteses#Emprego dos Dois-Pontos#Emprego do Travessão#Pontuação

Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca FGV no concurso para FIOCRUZ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Emprego dos Parênteses, Emprego dos Dois-Pontos, Emprego do Travessão, Pontuação.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201470058
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: FIOCRUZDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Emprego dos Parênteses | Emprego dos Dois-Pontos | Emprego do Travessão | Pontuação
Texto associado

Texto

                                                  A formação da cidadania

      Em todas as manifestações de caráter social, político e econômico, da mais inconsequente opção (pessoal) às mais sérias decisões do governo, o ser humano é guiado por dois comportamentos básicos: pensar e agir, de acordo com os conhecimentos disponíveis. (....)

      A interação contínua entre pensamento e ação permite ao homem tomar decisões, tanto as de natureza particular – como a escolha de um curso ou profissão ou a compra de um par de sapatos -, quanto as que terão consequências coletivas, como a eleição de governantes ou a participação em manifestações públicas. Portanto, de modo geral, as decisões não são arbitrárias. Não importa o grau de consciência política que o indivíduo possui, ou a massa de conhecimentos de que ele dispõe sobre uma questão: há sempre uma dose de reflexão em cada um dos seus atos.

      É fácil de constatar que as ideias, as opiniões, as atitudes e as ações não seguem um esquema simples, mecanicista e uniforme, pois as diferentes preocupações que atormentam o homem se embaralham e se cruzam a cada instante e às vezes se chocam. É como se todas as provas automobilísticas do mundo fossem disputadas ao mesmo tempo no mesmo autódromo.

      A formação do cidadão consiste em capacitá-lo a pôr ordem nesse processo, que se desenvolve ao seu redor mas sempre explode dentro dele. A principal contribuição formativa da educação é a de atuar sobre esse mecanismo mental decisório e ajustá-lo o mais corretamente possível, equilibrando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes segundo padrões éticos, morais e outros, válidos para todos ou para a maioria das pessoas.

      Não existe um método infalível para que alguém possa chegar, sempre, às melhores decisões sobre todas as coisas, mas pode-se melhorar a capacidade de raciocínio com a prática, o estudo, a crítica, a reflexão. O grande objetivo, que mais parece um ideal inatingível, é conseguir que cada indivíduo se torne autônomo, isto é, que seja capaz de decidir por si mesmo, não se sujeitando à interferências ou pressões externas. É o caminho que levará à formação de cidadãos conscientes.

                                                                       (Martinez, Paulo. Direitos de cidadania – um lugar ao sol.) 

Alguns sinais gráficos fazem parte do texto assim como os sinais de pontuação. Sobre o uso dos sinais e pontos destacados, analise as afirmativas a seguir.

I. “..., o ser humano é guiado por dois comportamentos básicos: pensar e agir, de acordo com os conhecimentos disponíveis. (....)" – os parênteses com pontos em seu interior indicam que algo foi retirado do texto original.

II. “A interação contínua entre pensamento e ação permite ao homem tomar decisões, tanto as de natureza particular – como a escolha de um curso ou profissão ou a compra de um par de sapatos -, quanto as que terão consequências coletivas..." – os travessões marcam uma exemplificação de um termo anterior.

III. “Não importa o grau de consciência política que o indivíduo possui, ou a massa de conhecimentos de que ele dispõe sobre uma questão: há sempre uma dose de reflexão em cada um dos seus atos." – os dois pontos indicam uma enumeração dos componentes da questão referida anteriormente.

Assinale:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200254625Língua Portuguesa

Observe o seguinte texto descritivo: “O pessegueiro estava alto, mas suas folhas mostravam uma coloração amarelada, que parecia problemática; os galho...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200300573Língua Portuguesa

Texto 1 – Advogado do diabo Márcio Cotrim A expressão vem da Igreja Católica. Sempre que é iniciado um processo de canonização – ou seja, de avaliar a...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200313917Língua Portuguesa

“Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constit...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200445867Língua Portuguesa

A polêmica sobre o medicamento, referida no último parágrafo do texto, se concentra entre

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200623649Língua Portuguesa

Assinale a alternativa cuja lacuna é corretamente preenchida pela primeira palavra entre parênteses.

#Uso de Cessão, Sessão, Seção#Dificuldades da Língua Padrão#Uso de Letras Maiúsculas#Ortografia
Questão 457941200747220Língua Portuguesa

O pensamento de Sêneca mostra um conjunto de conectores de valores semânticos diferentes; o conector que tem seu significado corretamente indicado é:

#Uso dos Conectivos#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Emprego dos ParêntesesQuestões do FGV