Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201495205

O Popular Uma figura que sempre me intrigou é o Popular. Você o con...

📅 2012🏢 CONSULPLAN🎯 Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ📚 Língua Portuguesa
#Uso de Letras Maiúsculas#Ortografia

Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca CONSULPLAN no concurso para Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Uso de Letras Maiúsculas, Ortografia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201495205
Ano: 2012Banca: CONSULPLANOrganização: Prefeitura de Nova Iguaçu - RJDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Uso de Letras Maiúsculas | Ortografia
O Popular 
                 
Uma figura que sempre me intrigou é o Popular. Você o conhece: nas fotos ou filmes dos acontecimentos – manifestações, diligências policiais, visitas de autoridades – ele é o que aparece num canto, com as mãos no bolso e um embrulho debaixo do braço. Com a cara de quem foi ao armazém e na volta parou para ver a História. 
            
Sempre pensei que o Popular fosse uma figura exclusivamente brasileira. Nas nossas agitações políticas, o Popular não perdia uma. Os jornais mostravam tanques na Cinelândia protegidos por soldados de baionetas caladas e lá estava o Popular, com seu embrulho embaixo do braço, examinando as correias de um dos tanques. Pancadaria na avenida? Corria polícia, corria manifestante, corria todo mundo, menos o Popular. O Popular assistia. 
                           
Imaginei, certa vez, uma série de cartuns em que o Popular apareceria assistindo ao descobrimento do Brasil, à primeira missa, ao grito do Ipiranga, à proclamação da República... Sempre com seu embrulho debaixo do braço. E de camisa esporte clara para fora das calças. 
                        
Não se deve confundir o Popular com o Transeunte, também conhecido como o Passante. O Transeunte ou Passante às vezes leva uma bala perdida, o Popular nunca. O Transeunte às vezes vai preso por engano, o Popular é o que fica assistindo a sua prisão. O Transeunte, não raro, se compromete com os acontecimentos. Aplaude o visitante ilustre que passa, por exemplo. O Popular fica com as mãos nos bolsos e quase sempre presta mais atenção ao motociclo dos batedores que à figura ilustre. O Transeunte pode se entusiasmar com uma frase de comício ou um drama na rua, e aí o Popular é o que fica olhando para o Transeunte. 
            
O Popular não tem opinião sobre as coisas. Quando a televisão resolve ouvir “a opinião de um popular” na rua, sempre se engana. O Popular nunca é o entrevistado, é o sujeito que está atrás do entrevistado, olhando para a câmera. 
               
O Popular não merece os méritos nem a calhordice que a imprensa lhe atribui. Alguém que é “socorrido por populares”, outro, menos feliz, que é linchado por populares... Engano. Onde há um bando de populares não há o Popular. O Popular é a antimultidão. Sua única virtude é a sua singularidade. E um certo ceticismo inconsciente diante das coisas. Não é que o Popular desmereça o poder e os grandes lances da humanidade. É que tem uma fatal curiosidade pelo detalhe supérfluo, uma fascinação irresistível pelo insignificante. Nas revoluções o que atrai o Popular é a estranha postura dos soldados deitados no chão, o mecanismo de um tanque, as lentes de uma câmera. 
                   
O Popular é uma figura tipicamente urbana. Não tem domicílio certo. Seu habitat natural é a margem dos acontecimentos. E – este é o seu maior mistério, a chave da sua existência – ninguém jamais conseguiu descobrir o que o Popular leva naquele embrulho. E tem mais. No dia em que pegarem um Popular para desvendarem o mistério, será inútil. Vão se enganar outra vez. O Popular verdadeiro estará atrás do preso, assistindo tudo. 
                 
(Veríssimo, Luís Fernando. In: O Estado de S. Paulo, 10/08/1981)
     
O termo “popular” está grafado com letra maiúscula ao longo de todo o texto para 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200001204Língua Portuguesa

Considerando‐se as características que definem o gênero textual crônica, quais podem ser encontradas no texto de Luís Fernando Veríssimo?

#Análise Textual
Questão 457941200226065Língua Portuguesa

“Guardando as recordações / Das terras onde passei" Considerando‐se apenas o texto e sua estrutura linguística, é correto afirmar que seria possível e...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941200527912Língua Portuguesa

Assinale, a seguir, a paráfrase que mantém a correção gramatical e os sentidos originais do trecho “Em 2009, líderes mundiais se comprometeram a atuar...

#Análise Textual
Questão 457941200739088Língua Portuguesa

No trecho “O funcionário, sonolento, abriu a porta de vidro; deu um ‘bom dia’ quase inaudível e pediu ordem na calçada:...” (5º§), a palavra “inaudíve...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201109444Língua Portuguesa

“Vi, há tempo, um conhecido meu, que se tornou muito rico, sofreu horrorosamente na hora de comprar um quadro.” (5º§) Essa frase contém um exemplo de ...

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941201927117Língua Portuguesa

Em “Dancei com uma dona infeliz, / Que tem um tufão nos quadris, / Tem um japonês trás de mim,” pode-se afirmar que a informação apresentada na oração...

#Orações Subordinadas Adjetivas#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Uso de Letras MaiúsculasQuestões do CONSULPLAN