///
Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca UNESPAR no concurso para UNESPAR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos, Classificações Diagnósticas CID-10 e DSM, Psicopatologia Geral.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Ao considerarmos a natureza dos transtornos psicológicos descritos no DSM-V, é importante levar em consideração que os transtornos específicos incluídos no manual refletem as culturas ocidentais no início do Séc. XXI (FELDMAN, 2015). Desse modo, futuras revisões do DSM podem incluir uma catalogação diferente de transtornos. Considerando o debate atual, é correto afirmar que:
I. O aumento nos transtornos mentais coincide com a ênfase crescente que está sendo atribuída a objetivos extrínsecos, como atingir riqueza e status, e ênfase decrescente sendo colocada em objetivos intrínsecos como a criação de relacionamentos interpessoais satisfatórios e um senso comunitário.
II. A anorexia nervosa ocorre mais comumente em culturas que mantêm o padrão social de que corpos femininos delgados são os mais desejáveis. Na maior parte do mundo, onde não existe tal padrão, a anorexia nervosa é rara.
III. Alguns exemplos de transtorno que não aparecem no ocidente são: O Amok que ocorre na Malásia e se caracteriza por uma explosão selvagem em que uma pessoa em geral, quieta e retraída, mata ou fere gravemente outra pessoa. O ataque de nervios é um transtorno encontrado mais comumente entre os latinos do Caribe. É caracterizado por tremores, choro, gritos descontrolados e incidentes de agressão verbal ou física.
IV. O DSM não pode ser presumido como a palavra final sobre os transtornos psicológicos. Ele reflete em grande parte as culturas ocidentais, um momento histórico particular não sendo suas categorias universalmente aplicáveis.
V. Mesmo que transtornos como esquizofrenia sejam encontrados em todo o mundo, os fatores culturais influenciam os sintomas específicos do transtorno. A esquizofrenia catatônica é rara na América do Norte e Europa ocidental, mas é muito comum na Índia, onde 80% das pessoas com esquizofrenia são catatônicas.