///
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca UFSC no concurso para UFSC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Segurança do Trabalho e Normas Regulamentadoras (NRs), especificamente sobre Normas de Saúde e Segurança, NBR 10152 - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com relação a ruído, analise as afirmativas abaixo.
I. Costuma-se representar a pressão sonora pelo seu valor RMS (Root Mean Square) que determina o valor médio quadrático ao longo de um determinado tempo de integração “T”.
II. Instrumentos que medem a pressão sonora são chamados “Medidores de Nível de Pressão Sonora”, também conhecidos vulgarmente como “pressostatos”.
III. Fontes sonoras (máquinas) em regime de trabalho constante e independente produzem níveis de pressão sonora NPS1 e NPS2 (em dB). Para calcular o nível de pressão sonora resultante (NPSR) não se deve simplesmente somar os NPS de cada máquina pelo fato de a escala decibel ser um artifício.
IV. Uma fonte de ruído gera um nível de pressão sonora (NPS). Sendo instalada uma segunda fonte de ruído idêntica à primeira, o nível de pressão sonora resultante (NPSR) será NPS acrescido de 3 dB, ou seja, NPS+3dB.
V. Curvas de ponderação representam curvas de filtros eletrônicos que são incorporados aos instrumentos de medição de ruído. Quando utilizadas, essas curvas proporcionam leituras de níveis de ruído ponderado (com a frequência) expressos em dB(A) independentemente de qual delas esteja sendo utilizada.
Assinale a alternativa CORRETA.