Cada vez mais, os trabalhadores vivem situações estressantes, um resultado dos contínuos avanços tecnológicos, do aumento da competitividade, da pressão por consumo, da ameaça de perda de emprego e de outras transformações ocorridas no mundo do trabalho. É importante que esses problemas sejam considerados pela administração da empresa, para que ações possam ser implantadas em benefício da organização. Uma dessas ações está ligada à Ergonomia, que contribui decisivamente para que os trabalhadores tenham as condições requeridas para executar satisfatoriamente suas tarefas.
Fonte: Consulta a trabalhadores evidencia necessidade de mudanças em fábrica de biscoitos. Disponível em:<http://www.protecao.com.br>. Acesso em 15 abr. 2013.
A NR 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Segundo essa norma, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes (salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros) são recomendadas as seguintes condições de conforto:
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca UFSM no concurso para UFSM. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Segurança do Trabalho e Normas Regulamentadoras (NRs), especificamente sobre NR 17 - Ergonomia, Normas Regulamentadoras do Trabalho.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.