Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201630882

No trecho "Em todos os lugares do mundo onde se apresentou a medida...

📅 2025🏢 Instituto Fênix🎯 Prefeitura de Marema - SC📚 Língua Portuguesa
#Pronomes Relativos#Morfologia dos Pronomes

Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca Instituto Fênix no concurso para Prefeitura de Marema - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Pronomes Relativos, Morfologia dos Pronomes.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201630882
Ano: 2025Banca: Instituto FênixOrganização: Prefeitura de Marema - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes Relativos | Morfologia dos Pronomes
Texto associado

Sancionada lei que restringe uso de celular em escolas de

todo o país 


        Crianças e adolescentes não poderão mais utilizar de forma indiscriminada aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, nas escolas públicas e privadas de educação básica de todo o país. É o que determina a Lei 15.100, de 2025, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União neste 14 de janeiro.


        Ficam proibidos de usar os aparelhos eletrônicos portáteis (celulares e tablets, entre outros), durante todo o período na escola, os estudantes matriculados na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Em sala de aula, o uso dos celulares só será permitido para fins pedagógicos ou didáticos, mediante orientação dos professores.


        A norma foi aprovada pelo Congresso Nacional com o objetivo de salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, diante da usual utilização de celulares por parte dos estudantes durante o perído de estudo nas salas de aula e nos momentos que deveriam ser destinados à socialização, como recreio ou intervalos entre as aulas.


        A nova lei teve origem no PL 4.932/2024, projeto de lei de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). No Senado, a proposta teve como relator o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que defendeu a iniciativa diante do “pleno conhecimento dos impactos que o uso do celular tem na vida das pessoas, mas ainda em adolescentes”. Após amplo debate, o Senado aprovou a proposta às vésperas do recesso.


— Em todos os lugares do mundo onde se apresentou a medida de restrição de uso de aparelhos celulares, houve melhoria do desempenho escolar, melhoria da disciplina na escola e redução do bullying — afirmou Alessandro Vieira durante a discussão do projeto no Plenário do Senado.


         Com a sanção da matéria, o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou, em suas redes sociais, que “celular nas escolas, agora, somente para uso pedagógico”.


         Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) disse que, com a nova lei, “damos um passo importante para garantir a concentração e o aprofundamento do aprendizado dos estudantes, além de retomar o vínculo e o respeito”.


         Com um dos maiores índices mundiais de celular por habitante, o Brasil também é um dos líderes em tempo de tela em todo o mundo — estima-se uma média de uso de pelo menos nove horas diárias.


         Essa realidade já afeta crianças e adolescentes. A pesquisa TIC Kids Online, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, estima que 95% das pessoas entre 9 a 17 anos seriam usuárias de internet, principalmente por meio de aparelho portátil (97%). Em 2023, de acordo com o levantamento, 24% dos entrevistados manifestaram que começaram a se conectar com a rede ainda na primeira infância, ou seja, até seis anos de idade. Estimou-se também que 88% dos usuários de 9 a 17 anos possuíam redes sociais, percentual que chegava a 99% entre os jovens de 15 a 17 anos.


Fonte: Agência Senado

No trecho "Em todos os lugares do mundo onde se apresentou a medida de restrição de uso de aparelhos celulares...", qual é a função morfossintática da expressão “onde”? 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200624018Língua Portuguesa

A palavra "coroca" no texto tem um sentido de:

#Semântica Contextual
Questão 457941200725596Língua Portuguesa

Na oração “Durante os dois dias de evento, médicos, enfermeiros, biólogos e técnicos discutiram temas como manejo clínico das doenças transmitidas pel...

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201276362Língua Portuguesa

Na palavra “meteorologista”, há ______ sílabas e um encontro vocálico do tipo _____. Qual alternativa preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas ...

#Encontros Vocálicos
Questão 457941201475331Língua Portuguesa

No trecho "o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avaliou", as vírgulas são utilizadas para:

#Pontuação
Questão 457941201721294Língua Portuguesa

No contexto do texto, a expressão "riscos foram 47% menores" indica:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202021918Língua Portuguesa

Qual alternativa apresenta uma palavra do texto que possui, na sua totalidade, 9 fonemas?

#Fonologia#Fonemas e Grafemas

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Pronomes RelativosQuestões do Instituto Fênix