///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca Prefeitura de Campinas - SP no concurso para Prefeitura de Campinas - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Química Geral, especificamente sobre Impactos Ambientais de Emissões Químicas, Fontes de Energia Química.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Considere as afirmações abaixo sobre a camada de ozônio estratosférica.
I. O óxido nitroso pode contribuir para a redução da camada de ozônio ao ser oxidado a óxido nítrico, o qual reage com o ozônio produzindo dióxido de nitrogênio e oxigênio molecular.
II. Os CFCs passaram a ser substituídos pelos HCFCs que, por conterem cloro, também provocam redução da camada de ozônio, embora com potencial menor que os primeiros.
III. O buraco na camada de ozônio é, na verdade, uma região na qual a concentração de ozônio atinge menos que 220 unidades Dobson e aparece anualmente durante o inverno no hemisfério sul.
IV. Uma vez que os vórtices polares interferem na movimentação de ozônio para os polos e que podem ser afetados pelas mudanças climáticas, há uma conexão entre aquecimento global e o buraco na camada de ozônio.
Está correto o que se afirma APENAS em