Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201640009

Considere o seguinte excerto: “Esses são alguns dos sinais que pode...

📅 2023🏢 Avança SP🎯 Prefeitura de Rio Claro - SP📚 Língua Portuguesa
#Pronomes Possessivos#Morfologia dos Pronomes#Pronomes Demonstrativos

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca Avança SP no concurso para Prefeitura de Rio Claro - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Pronomes Possessivos, Morfologia dos Pronomes, Pronomes Demonstrativos.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201640009
Ano: 2023Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Rio Claro - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes Possessivos | Morfologia dos Pronomes | Pronomes Demonstrativos
Texto associado
Cachorro também sonha? Saiba o que diz veterinária e como agir diante de possíveis pesadelos 


Patinhas agitadas, orelhas inquietas e movimentos com o focinho. Esses são alguns dos sinais que podem indicar que seu pet está passando por uma experiência muito comum entre os humanos: sonhos e até pesadelos durante o sono. Segundo a médica veterinária Amanda Pellizzer, não há comprovação científica sobre cães e gatos vivenciarem sonhos, mas as similaridades do padrão de sono animal com o dos humanos indica que sim, é possível que pets também deixem a imaginação "voar" enquanto descansam. E por que o sono de animais e humanos é parecido? De acordo com Pellizzer, tanto os mamíferos quanto os humanos apresentam as fases REM (mais profunda) e não REM (mais superficial) de sono. Na primeira, acontecem os movimentos dos olhos, músculos e patinhas, e os cães podem até latir ou uivar. Com o que os pets sonham? Possivelmente, com as experiências e aprendizados que tiveram durante o dia. Já os pesadelos podem ser baseados em traumas e medos que os animais apresentam.
Se o cão tiver pesadelo, devo acordar? Não. A médica veterinária explica que, ao ser acordado abruptamente, o animal pode ficar nervoso e confuso, então o ideal é esperar o pesadelo passar. "Se começar a ficar muito tenso, você verá que o animal está angustiado durante esse suposto sonho ou pesadelo, o ideal seria chamar ele, não tocar, não acordar pegando nele. A gente não sabe a reação que ele vai ter, inclusive ele pode morder", afirma Pellizzer.
Quanto tempo os pets dormem? Para os cães, o tempo de sono é de 12 a 14 horas por dia, enquanto os gatos dormem cerca de 12 a 16 horas. "O sono deles é mais fracionado, porque o ciclo do sono, as fases do sono, são menores", explica a médica veterinária. "Os cães têm hábitos diurnos, e os gatos têm hábitos noturnos, mas isso não significa que o gatinho não possa tirar um cochilo mais à noite e os cães não possam tirar um cochilo durante o dia".
Quando devo me preocupar com o sono do meu pet? Tanto dormir menos quanto dormir demais podem ser sinais de problemas hormonais ou neurológicos, diz Pellizzer. Além disso, mudanças de rotina ou de local podem interferir no sono dos animais. "Tende a melhorar com o passar do tempo porque ele vai se acostumar com essa nova rotina, esse novo ambiente, esse novo pet ou filho que foi inserido na família", explica. Já a apneia, quando a respiração do pet para durante o sono, é um cenário mais grave e deve ser acompanhado de perto pelos tutores. A doença é comum em cães e gatos de focinho curto e, caso aconteça com muita frequência, a recomendação é que um médico veterinário seja consultado.


Portal G1
Considere o seguinte excerto: “Esses são alguns dos sinais que podem indicar que seu pet está passando por uma experiência muito comum entre os humanos.” Os pronomes “esses” e “seu”, no trecho apresentado, são, respectivamente:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200864727Língua Portuguesa

Por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, é possível observar alguns aspectos que devem ser priorizados nos textos trabalha...

#Análise Textual
Questão 457941200888147Língua Portuguesa

Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa em que a concordância está incorreta.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201198672Língua Portuguesa

O vocábulo “quase”, no trecho “Em cada um quase há lugar para mais um pé”, pertence à classe gramatical de:

#Advérbios#Morfologia
Questão 457941201206300Língua Portuguesa

As vírgulas empregadas no excerto “Um relatório divulgado pela MiDiA, uma empresa de análise de dados, mostrou que cerca de 75.9 milhões de pessoas se...

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201754463Língua Portuguesa

A palavra “feroz”, que ocorre no poema, é antônimo de:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941202061291Língua Portuguesa

Considere o excerto a seguir para responder às questões 5,6 e 7:“Uma descoberta como essa é um pouco como ganhar na loteria, em termos de informação”,...

#Adjetivos#Substantivos#Pronomes Relativos#Artigos#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Pronomes PossessivosQuestões do Avança SP