Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Jornalismo e Mídia/
  4. Questão 457941201649421

A respeito do release, assinale a alternativa correta.

📅 2010🏢 FGV🎯 FIOCRUZ📚 Jornalismo e Mídia
#Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, Entrevista#Comunicação Corporativa no Jornalismo#Estrutura e Função da Comunicação Corporativa#Produtos de Comunicação Corporativa#Relações com a Imprensa no Jornalismo

Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca FGV no concurso para FIOCRUZ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, Entrevista, Comunicação Corporativa no Jornalismo, Estrutura e Função da Comunicação Corporativa, Produtos de Comunicação Corporativa, Relações com a Imprensa no Jornalismo.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201649421
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: FIOCRUZDisciplina: Jornalismo e MídiaTemas: Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, Entrevista | Comunicação Corporativa no Jornalismo | Estrutura e Função da Comunicação Corporativa | Produtos de Comunicação Corporativa | Relações com a Imprensa no Jornalismo
Texto associado
Leia o release da assessoria de imprensa (Agência Saúde) do Ministério da Saúde disponibilizado no seu site em 13/09/2010, às 14h14:

“Ministério da Saúde incentiva ‘pré-natal masculino’

    Médicos do SUS orientam pais a realizarem exames durante gestação da parceira. Ministro Temporão participou de seminário internacional, em Brasília.
    Depois de ampliar o acesso da população masculina à rede de saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem – que este ano completa um ano – tem agora um novo desafio. Paralelamente às ações de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) – como exames e cirurgias de próstata, vasectomia e fimose – a Política vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.
    A ideia é que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível – às vésperas de ser pai – para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira como também a realizarem exames preventivos. O princípio é: ele precisa se cuidar para cuidar da família. “É uma estratégia que estamos difundindo entre as secretarias municipais de Saúde”, informa José Luiz Telles, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dapes) do ministério, área responsável pela Coordenação de Saúde do Homem.
    Às 18h desta terça-feira (14), em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encerra o I Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas. Promovido pelo ministério, o encontro começou segunda-feira (13), no Palácio do Itamaraty. O objetivo é estabelecer uma agenda comum de cooperação internacional para estimular os homens a se envolverem nos cuidados preventivos com a saúde. Participam do seminário autoridades e especialistas do Brasil e de mais 14 países. Durante o encontro, também serão apresentados exemplos de ações positivas implementadas no país com o objetivo de atrair os homens aos serviços de saúde.
    EXEMPLOS – O Ministério da Saúde apoia diferentes iniciativas locais de “pré-natal masculino”. Em Ribeirão Preto (SP), profissionais do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) incentivam os futuros pais a realizarem exames para diagnóstico precoce e tratamento de doenças que podem afetar a saúde da mulher e, por consequência, a do bebê. As ações são desenvolvidas no campus da USP em Ribeirão Preto. O principal objetivo é combater Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), por meio de exames de sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Na oportunidade, médicos também diagnosticam hipertensão arterial, diabetes e colesterol. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ribeirão Preto promovem reuniões mensais com os casais para informá-los sobre as alterações que podem ocorrer com a mulher e entre o casal durante a gravidez e o nascimento do filho. “Consciente dessas mudanças, o homem tende a ficar mais compreensível com a parceira e entender melhor seus próprios sentimentos – o que reduz, inclusive, a violência doméstica”, destaca o diretor da faculdade de medicina da USP em Ribeirão Preto, Geraldo Duarte, responsável pela implementação do projeto no município. “Com isso, aumentase o vínculo entre a gestante e o companheiro e também entre ele e o filho”, completa. 
    Para realizar o trabalho com os homens, os médicos do hospital universitário foram capacitados a abordá-los de maneira acolhedora. A mulher é convocada a ir com o parceiro à primeira consulta do pré-natal, quando o médico prescreve exames para o homem e o convida a participar das reuniões de esclarecimentos e orientações.
     Em Várzea Paulista (SP), a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um programa semelhante. Mas, com um diferencial: a realização de oficinas para os homens aprenderem a cuidar do bebê. Campinas também usa a estratégia. E em São José do Rio Preto (SP), o “pré-natal masculino” está previsto em lei municipal.
    No Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria Municipal de Saúde promove ações junto aos médicos da rede pública para que eles estimulem os futuros pais a cuidarem da saúde. O projeto foi batizado de Unidade de Saúde Parceira do Pai e tem como foco a sensibilização das unidades de saúde para que, gradativamente, elas ampliem as oportunidades de envolvimento e preocupação dos homens com a saúde deles e da família.
    DOENÇAS – Considera-se que, por motivos culturais, os homens têm mais resistência a procurarem cuidados médicos e terem atitudes preventivas com relação a problemas de saúde. Segundo estudos do Ministério da Saúde, a população masculina geralmente procura os serviços de saúde por meio da atenção especializada, já com o problema de saúde detectado e em estágio de evolução.   
    Muitos deles também não seguem os tratamentos recomendados. Indicadores mostram que os homens têm hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas.
    “Eles utilizam mais álcool e outras drogas em maior quantidade do que as mulheres, não praticam atividade física com regularidade e se alimentam pior. Estão também mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho. Por isso, apresentam mais problemas de saúde do que elas e vivem, em média, 7,6 anos menos”, explica o diretor José Luiz Telles.
    As internações de homens por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool representam 20% de todas as internações no SUS. Eles apresentam, entre outros problemas, mais doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diabetes e hipertensão.”
A respeito do release, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200721262Jornalismo e Mídia

Leia o trecho da reportagem publicada em julho de 2023 no site da CNN – Brasil, com o título:Com o surgimento da IA, plataformas sociais podem enfrent...

#Reportagem#Gêneros Jornalísticos
Questão 457941201423926Jornalismo e Mídia

As opções a seguir apresentam os vetores que movimentam diretamente a comunicação nas organizações, à exceção de uma. Assinale-a.

#Comunicação Corporativa no Jornalismo#Estratégias de Publicidade e Propaganda#Comunicação Corporativa Integrada#Gestão de Relações Públicas
Questão 457941201427552Jornalismo e Mídia

A cláusula de consciência, que está prevista no Código de Ética do Jornalista, refere-se ao direito

#Código de Ética Jornalística#Ética no Jornalismo
Questão 457941201811064Jornalismo e Mídia

O desenvolvimento de atividades ligadas à disseminação da informação em saúde compreende a realização de contatos, a participação em redes e a distrib...

#Jornalismo Científico#Jornalismo Especializado
Questão 457941201816770Jornalismo e Mídia

Leia o trecho da matéria publicada, em junho de 2024, no Uol Notícias.“(Reuters) Redações de todo o mundo estão trabalhando para enfrentar um novo des...

#Tecnologia da Informação e Comunicação#Inteligência Artificial Aplicada ao Jornalismo
Questão 457941201979166Jornalismo e Mídia

A expressão “imagem acústica" é sinônimo de:

#Fundamentos da Imagem#Papel Social da Imagem#Teoria Semiótica#Teoria da Imagem#Imagem, Representação e Realidade

Continue estudando

Mais questões de Jornalismo e MídiaQuestões sobre Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, EntrevistaQuestões do FGV