Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201650477

“Também acho que a televisão paralisa a criança numa cadeira mais d...

📅 2016🏢 IAN🎯 Prefeitura de Guaratinguetá - SP📚 Língua Portuguesa
#Conjunções#Adjetivos#Substantivos#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IAN no concurso para Prefeitura de Guaratinguetá - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Conjunções, Adjetivos, Substantivos, Morfologia dos Pronomes, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201650477
Ano: 2016Banca: IANOrganização: Prefeitura de Guaratinguetá - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Conjunções | Adjetivos | Substantivos | Morfologia dos Pronomes | Morfologia
Texto associado

Ela Tem Alma de Pomba

        Que a televisão prejudica o movimento da pracinha Jerônimo Monteiro, em todos os Cachoeiros de Itapemirim, não há dúvida. Sete horas da noite era hora de uma pessoa acabar de jantar, dar uma volta pela praça para depois pegar a sessão das oito no cinema. Agora todo mundo fica em casa vendo uma novela, depois outra novela.

        O futebol também pode ser prejudicado. Quem vai ver um jogo do Cachoeiro F.C. com o Estrela F.C., se pode ficar tomando cervejinha e assistindo a um bom Fla-Flu, ou a um Internacional x Cruzeiro, ou qualquer coisa assim?

        Que a televisão prejudica a leitura de livros, também não há dúvida. Eu mesmo confesso que lia mais quando não tinha televisão.

        Rádio, a gente pode ouvir baixinho, enquanto está lendo um livro. Televisão é incompatível com livro – e com tudo mais nesta vida, inclusive a boa conversa, até o making love.

        Também acho que a televisão paralisa a criança numa cadeira mais do que o desejável. O menino fica ali parado, vendo e ouvindo, em vez de sair por aí, chutar uma bola, brincar de bandido, inventar uma besteira qualquer para fazer. Por exemplo: quebrar o braço.

        Só não acredito que televisão seja “máquina de amansar doido”. Até acho que é o contrário; ou quase o contrário: é máquina de amansar doido, distrair doido, acalmar, fazer doido dormir.

        Quando você cita um inconveniente da televisão, uma boa observação que se pode fazer é que não existe nenhum aparelho de TV, a cores ou em preto e branco, sem um botão para desligar. Mas quando um pai de família o utiliza, isso pode produzir o ódio e o rancor no peito das crianças e até de outros adultos.

         Quando o apartamento é pequeno, a família é grande e a TV é só uma – então sua tendência é para ser um fator de rixas intestinais.

         - Agora você se agarra nessa porcaria de futebol...

        - Mas você não tem vergonha de acompanhar essa besteira de novela?

        - Não sou eu não, são as crianças!

        - Crianças, para a cama!

        Mas muito lhe será perdoado à TV pela sua ajuda aos doentes, aos velhos, aos solitários. Na grande cidade – num apartamentinho de quarto e sala, num casebre de subúrbio, numa orgulhosa mansão – a criatura solitária tem nela a grande distração, o grande consolo, a grande companhia. Ela instala dentro de sua toca humilde o tumulto e o frêmito de mil vidas, a emoção, o “suspense”, a fascinação dos dramas do mundo.

         A corujinha da madrugada não é apenas a companheira de gente importante, é a grande amiga da pessoa desimportante e só, da mulher velha, do homem doente... É a amiga dos entrevados, dos abandonados, dos que a vida esqueceu para um canto... ou dos que estão parados, paralisados, no estupor de alguma desgraça...ou que no meio da noite sofrem o assalto das dúvidas e melancolias... mãe que espera filho, mulher que espera marido...homem arrasado que espera que a noite passe, que a noite passe...

(Rubem Braga. 200 crônicas escolhidas. São Paulo. Círculo do Livro.)

“Também acho que a televisão paralisa a criança numa cadeira mais do que o desejável.”. A classe gramatical da palavra destacada é: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200575316Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação que NÃO está adequada com relação ao seguinte fragmento: “Elas falam de uma tristeza enorme, de impot...

#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Pontuação#Modalidades de Discurso#Análise Textual#Sintaxe#Emprego da Vírgula#Análise Sintática
Questão 457941200839669Língua Portuguesa

No trecho “Era uma galinha como as outras”, a palavra destacada indica:

#Morfologia#Conjunções
Questão 457941200975090Língua Portuguesa

Sem que haja mudança de sentido, a palavra destacada no trecho “Encontro insólito, mas os cumprimentos eram sempre gentis” pode ser substituída por:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201277005Língua Portuguesa

“A outra noite” a que se refere o autor é a noite:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201797124Língua Portuguesa

A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. No texto exposto, identificamos as seguin...

#Categorias Textuais#Análise Textual
Questão 457941201979318Língua Portuguesa

Em “Acaba com isso, mulher” o tempo verbal indica:

#Morfologia Verbal#Classificação Verbal

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre ConjunçõesQuestões do IAN