Entre os pontos marcantes na história do jornalismo brasileiro, con...
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca Quadrix no concurso para DATAPREV. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Produção Gráfica, Notícia, Formatos de Mídia, Comunicação Jornalística, Jornalismo, Planejamento Editorial Gráfico, Design Visual, Mídia Impressa, Estética Gráfica, Evolução da Imprensa, Evolução do Jornalismo, Elaboração de Notícias, Gêneros Jornalísticos, Evolução dos Jornais Brasileiros, Práticas Jornalísticas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
🏢 Quadrix🎯 DATAPREV📚 Jornalismo e Mídia
#Produção Gráfica#Notícia#Formatos de Mídia#Comunicação Jornalística#Jornalismo#Planejamento Editorial Gráfico#Design Visual#Mídia Impressa#Estética Gráfica#Evolução da Imprensa#Evolução do Jornalismo#Elaboração de Notícias#Gêneros Jornalísticos#Evolução dos Jornais Brasileiros#Práticas Jornalísticas
Entre os pontos marcantes na história do jornalismo brasileiro, convém citar a reforma gráfica e editorial do Jornal do Brasil (JB), ocorrida no final da década de 50, que com uma paginação ousada criou o famoso Caderno B, suplemento referencial no nosso jornalismo. O JB era impecável na sua postura editorial e foi um dos poucos na época a desafiar a ditadura militar, que impunha a censura prévia, o AI-5 e outros impedimentos contra as liberdades civis. Analise as afirmativas a seguir sobre linha e produção editorial nos veículos de comunicação.
I. Ao assumir o comando de um sistema público de informação, o gestor deve implantar uma política editorial baseada nos princípios da massificação da informação, com a distribuição de conteúdos noticiosos iguais para todos os veículos.
II. A principal função de um House Organ em uma empresa é otimizar a comunicação com os funcionários, apresentando-lhes informações sobre o seu dia a dia e sua carreira, treinamento, dicas de uma vida melhor, atividades e novos produtos ou serviços, bem como demonstrar um pouco dos valores e da filosofia da empresa. Distingue-se do jornal comum pela linha editorial que é focada, especialmente, em assuntos internos.
III.Na estrutura do editorial, independentemente do meio em que é veiculado, predomina uma seqüência de narrativas, com marcas subjetivas do produtor do texto.
IV. Para redigir um editorial, o essencial é prender-se à técnica jornalística.
V. É preciso conhecer a política editorial de cada veículo de informação e seu público-alvo. Juntos, os critérios de noticiabilidade, a política editorial e o público-alvo fornecem o direcionamento que a informação terá e aumenta, em muito, as possibilidades de seu aproveitamento.
VI. A produção e a reportagem não são funções presentes na produção editorial dos meios eletrônicos de comunicação.