Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201722952

Quanto ao número de dígrafos e fonemas, qual das palavras a seguir ...

📅 2025🏢 Instituto Fênix🎯 Prefeitura de São Domingos - SC📚 Língua Portuguesa
#Encontros Consonantais e Dígrafos#Fonologia#Fonemas e Grafemas

Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca Instituto Fênix no concurso para Prefeitura de São Domingos - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Encontros Consonantais e Dígrafos, Fonologia, Fonemas e Grafemas.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201722952
Ano: 2025Banca: Instituto FênixOrganização: Prefeitura de São Domingos - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Encontros Consonantais e Dígrafos | Fonologia | Fonemas e Grafemas
Texto associado
TEXTO PARA A QUESTÃO.

Boa noite de sono pode evitar memórias indesejadas e intrusivas, diz estudo

    Manter uma boa noite de sono é importante para a saúde física e mental, já que fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir o estresse, entre outros benefícios. Porém, um novo estudo mostrou que a qualidade do sono pode ajudar, também, a evitar pensamentos ruins e memórias indesejadas ao longo do dia.
    O trabalho, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) no dia 31 de dezembro, oferece uma nova visão sobre os mecanismos cognitivos e neurais subjacentes à conexão entre sono e saúde mental. Além disso, as descobertas podem dar suporte ao desenvolvimento de novos tratamentos e estratégias de prevenção de doenças como depressão e ansiedade.
    Pesquisadores das Universidades de York, Cambridge e Sussex, no Reino Unido, e da Queen’s University, no Canadá, utilizaram neuroimagem funcional para o trabalho e descobriram que a privação de sono pode levar a déficits no controle da memória.
    Isso está relacionado à dificuldade em envolver regiões cerebrais que dão suporte à inibição da recuperação da memória, o que facilita que lembranças indesejadas voltem para o consciente repentinamente. Os pesquisadores também apontam que o rejuvenescimento dessas regiões cerebrais está associado ao sono REM (movimento rápido dos olhos).
    “Memórias de experiências desagradáveis podem invadir a consciência, geralmente em resposta a lembretes”, explica Marcus Harrington, autor principal do estudo, em comunicado. “Embora essas memórias intrusivas sejam uma perturbação ocasional e momentânea para a maioria das pessoas, elas podem ser recorrentes, vívidas e perturbadoras para indivíduos que sofrem de transtornos de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático”, esclarece.
    Para o estudo, 85 adultos saudáveis tentaram suprimir memórias indesejadas enquanto os pesquisadores analisavam imagens de seus cérebros por meio de ressonância magnética funcional. Metade dos participantes teve uma noite de sono tranquila no laboratório de sono antes da tarefa, enquanto a outra metade permaneceu acordada.
    Durante a supressão de memória, os participantes bem descansados mostraram mais ativação no córtex pré-frontal dorsolateral direito — uma região do cérebro que controla pensamentos, ações e emoções — em comparação com aqueles que ficaram acordados a noite toda.
    Os participantes descansados também apresentaram uma atividade reduzida no hipocampo — região do cérebro envolvida na recuperação da memória — durante tentativas de suprimir memórias indesejadas.
    Além disso, entre os participantes que dormiram no laboratório, aqueles que tiveram maior tempo de sono REM foram mais capazes de envolver o córtex pré-frontal dorsolateral direito durante a supressão de memória. Isso aponta para o papel do sono REM na restauração dos mecanismos de controle pré-frontal que sustentam a capacidade de impedir que memórias indesejadas sejam intrusivas. 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/boa-noite-de-sono-podeevitar-memorias-indesejadas-e-intrusivas-diz-estudo/ (adaptado). 
Quanto ao número de dígrafos e fonemas, qual das palavras a seguir é composta por 9 fonemas e 1 dígrafo?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200115557Língua Portuguesa

No trecho “Isso sugere que muitos MEIs têm uma abordagem reativa em relação à contabilidade”, analise as funções morfológicas dos pronomes presentes: ...

#Pronomes Indefinidos#Morfologia dos Pronomes#Pronomes Demonstrativos
Questão 457941200991718Língua Portuguesa

O que significa o termo "submundo" no contexto do texto?

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941201014915Língua Portuguesa

No trecho “Essas percepções são um reflexo, mesmo que raso, da minha imersão na Gramado Summit”, a autora utiliza a expressão “mesmo que raso” para qu...

#Análise Textual
Questão 457941201214653Língua Portuguesa

O convite feito ao tio Servó para morar em Água Negra é descrito sob uma aparente generosidade, mas revela uma estrutura social marcada por desigualda...

#Análise Textual
Questão 457941201415395Língua Portuguesa

Na palavra “Substituí-los”, a colocação do pronome oblíquo é classificada como:

#Colocação Pronominal#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941201972068Língua Portuguesa

A Ford Motor Company, fundada por Henry Ford, teve um impacto significativo na indústria automóvel e na sociedade em geral. O Ford Model T, um dos car...

#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Encontros Consonantais e DígrafosQuestões do Instituto Fênix