Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201723497

Apenas uma das frases abaixo pode ser preenchida com o mesmo pronom...

📅 2013🏢 FUNCAB🎯 SESACRE📚 Língua Portuguesa
#Pronomes Relativos#Morfologia dos Pronomes

Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca FUNCAB no concurso para SESACRE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Pronomes Relativos, Morfologia dos Pronomes.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201723497
Ano: 2013Banca: FUNCABOrganização: SESACREDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes Relativos | Morfologia dos Pronomes
Texto associado
                        Por uma medicina sem futilidades

            Futilidade, segundo o dicionário, significa frivolidade, inutilidade, motivo vão. Em medicina, o termo se aplica aos procedimentos cujos benefícios para o paciente são nulos, insignificantes ou altamente improváveis. Frequentemente, é usado para definir atos e intervenções destinados a prolongar a vida de pacientes terminais com prognósticos considerados irreversíveis.
            Tambémdenominada obstinação terapêutica, a questão está enraizada na discussão da ética médica, segundo a qual a morte deve ser evitada a qualquer custo. O desenvolvimento tecnológico reforçou essa conduta ao oferecer medicamentos e equipamentos que possibilitam o prolongamento da vida dentro das unidades de tratamento intensivo.
            Estabelecer os limites entre a utilidade e a futilidade é um dos maiores dilemas da medicina. A luta em favor da vida é justa, legítima e faz parte da natureza humana. No entanto, levado a extremos nos casos irreversíveis, esse esforço pode prejudicar os doentes em vez de trazer benefício, além de impor grande sofrimento aos familiares.
            O Código de Ética Médica adotado no Brasil reforça o caráter antiético da eutanásia. Mas também classifica como não indicado o prolongamento artificial da vida, com sofrimento para o doente sem perspectiva de cura ou melhora. Ele orienta que nas situações clínicas irreversíveis e terminais o médico evite procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários.
            Na revisão do Código feita em 2010, foi incluída pela primeira vez a ortotanásia como alternativa a ser considerada em casos terminais. Trata-se da promoção de cuidados paliativos, como controle da dor e de outros sintomas, para dar ao paciente conforto e bem-estar físico e emocional em seu final de vida.
            Assim como há rígidos critérios técnicos para definir que o estado do paciente é irreversível, também existem normas para a aplicação da ortotanásia. A principal delas é que a decisão somente pode ser tomada com o consentimento do próprio doente ou dos familiares.
            Para isso, é fundamental que toda a equipe envolvida esteja alinhada e partilhe a tarefa de dar ao paciente e/ou aos familiares todas as informações de forma detalhada e transparente. O diálogo sincero e aberto permite que a decisão seja mais serena e consciente, facilitando a aceitação da realidade e garantindo a dignidade daqueles cuja vida vai chegando ao fim.

                                                                  (Einstein Saúde. Responsável técnico: Dr. Miguel Cendorogio Neto. Revista Veja, 23/10/13)


Apenas uma das frases abaixo pode ser preenchida com o mesmo pronome relativo que aparece em “[...] garantindo a dignidade daqueles cuja vida vai chegando ao fim.” (parágrafo 7) Aponte-a.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200094310Língua Portuguesa

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. Dario é desumanizado passo a passo, perdendo, um por um, os objetos que o colocavam em conjunção com o ...

#Análise Textual#Desvios Linguísticos
Questão 457941200370024Língua Portuguesa

Leia o texto abaixo e responda à questão proposta.Texto 2Anunciado que a tela O Ator, uma das mais célebres do pintor Pablo Picasso, foi rasgada invol...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200636331Língua Portuguesa

No último parágrafo, encontram-se “senão ESTARIA me obedecendo.” e “Não o amava como a mulher que eu SERIA um dia”. Sobre as formas verbais em destaqu...

#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Flexão de Modo Verbal
Questão 457941200958640Língua Portuguesa

Que função sintática exerce no texto o termo INATINGÍVEIS?

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201122996Língua Portuguesa

"...faz com os ombros um protesto de RESIGNAÇÃO.” (§ 3)Considere o valor semântico do sufixo formador do vocábulo acima em maiúsculas. Pode-se afirmar...

#Estrutura das Palavras#Morfologia
Questão 457941201463026Língua Portuguesa

Em: “E nunca soube a que devia tanta sorte!”, a sorte de Jorge se deve ao(à):

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Pronomes RelativosQuestões do FUNCAB