Em um teste de gravidez, chama-se “hipótese nula” a hipótese de que...
🏢 FGV🎯 FIOCRUZ📚 Raciocínio Lógico e Quantitativo
#Proposições Categóricas
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca FGV no concurso para FIOCRUZ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Raciocínio Lógico e Quantitativo, especificamente sobre Proposições Categóricas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Em um teste de gravidez, chama-se “hipótese nula” a hipótese de que não haja gravidez. A hipótese nula é aceita quando não há diferença relevante entre o parâmetro a ser medido pelo teste e o valor de referência deste parâmetro considerado como “normal”. Aceitar a “hipótese nula” significa aceitar que não há gravidez e, neste caso, diz-se que o resultado do teste é negativo. Rejeitar a hipótese nula significa aceitar que há gravidez e, neste caso, diz-se que o resultado do teste é positivo. Um resultado “falso positivo” significa que o teste deu positivo e, na realidade, não há gravidez. Um resultado “falso negativo” significa que o teste deu negativo e, na realidade, há gravidez. Diz-se ainda que foi cometido um “erro do tipo I” quando rejeita-se uma “hipótese nula” verdadeira e que foi cometido um “erro do tipo II” quando aceita-se uma “hipótese nula” falsa.
Com relação ao que foi exposto analise as afirmativas a seguir:
I. “falso negativo” significa rejeitar uma “hipótese nula” falsa. II. “erro do tipo II” significa o mesmo que “falso negativo”. III. “falso positivo” significa rejeitar uma “hipótese nula” verdadeira.