Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201742135

Considere o excerto a seguir para responder às questões 4 e 5: Entã...

📅 2024🏢 Avança SP🎯 Câmara Municipal de Itapecerica da Serra - SP📚 Língua Portuguesa
#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Sintaxe

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca Avança SP no concurso para Câmara Municipal de Itapecerica da Serra - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Vocativo e Termos Acessórios da Oração, Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201742135
Ano: 2024Banca: Avança SPOrganização: Câmara Municipal de Itapecerica da Serra - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Vocativo e Termos Acessórios da Oração | Sintaxe
Texto associado

Leia o texto para responder às questões de 1 a 05.


Possível caso de altruísmo é observado entre elefantes-marinhos


Em registro raro feito nos Estados Unidos, pesquisadores acompanharam um macho da espécie Mirounga angustirostris salvando um filhote com poucas semanas de vida


Em artigo publicado em janeiro na revista Marine Mammal Science, pesquisadores relatam um possível episódio de altruísmo entre elefantes-marinhos da espécie Mirounga angustirostris. O caso ocorreu na Califórnia, em 27 de janeiro de 2022, e é considerado raro, especialmente por envolver um mamífero marinho macho.

Os autores do estudo caracterizam o altruísmo como um comportamento de assistência voltado para um indivíduo necessitado. O altruísta seria responsável por uma ação que reduz sua própria chance de sobrevivência e reprodução, mas que beneficia a sobrevivência do outro.

O episódio observado pelos cientistas durou cerca de 20 minutos e envolveu um filhote com menos de duas semanas de vida, uma fêmea que cuidava dele e um macho que fazia parte do grupo de elefantes-marinhos da região. O filhote e a fêmea estavam juntos, mas foram separados pela maré e pelas ondas. Distante cerca de 15 metros, a fêmea atingiu águas mais rasas e começou a vocalizar, chamando o filhote. Ele, por sua vez, não conseguia nadar e era puxado para mais longe pelas ondas. Então, um macho, identificado como o alfa do grupo, se aproximou da fêmea e, logo depois, seguiu em direção ao filhote — que já estava a aproximadamente 40 metros da fêmea. Ao alcançar o filhote, o empurrou gentilmente com a cabeça para retornar à costa. O mais velho ajudou o mais novo até que eles estivessem a quatro metros da fêmea e finalmente o filhote estivesse junto da mãe.

O caso chama atenção porque elefantes-marinhos machos geralmente não participam do cuidado com os filhotes. “O comportamento de perseguir o filhote e empurrá-lo em direção à costa poderia ser interpretado como comportamento sexual mal direcionado, em que machos dominantes frequentemente conduzem e escoltam fêmeas para a costa para evitar assédio por outros machos. No entanto, propomos que as ações foram intencionais”, escrevem os pesquisadores no artigo.

Eles ressaltam que a condução do filhote foi feita de forma gentil e que, depois, o macho não se aproximou da fêmea, apenas emitiu um som na direção dela. Além disso, os cientistas defendem ter sido um episódio de altruísmo, já que o macho gastou uma energia que poderia ter sido usada para acasalar, defender sua posição contra outros machos ou se manter vivo durante o período de jejum típico dessa espécie.


Revista Galileu. Disponível em

<https://revistagalileu.globo.com/ciencia/biologia/noticia/2024/02/possivel-caso-de-altruismo-e-observado-entreelefantes-marinhos.ghtml>

Considere o excerto a seguir para responder às questões 4 e 5:


Então, um macho, identificado como o alfa do grupo, se aproximou da fêmea e, logo depois, seguiu em direção ao filhote — que já estava a aproximadamente 40 metros da fêmea.


Em termos de papel sintático, o elemento colocado entre vírgulas “identificado como o alfa do grupo”, no contexto apresentado, constitui:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200144527Língua Portuguesa

No excerto “Vocês são os dançarinos no palco e não enxergam a plateia no escuro”, é predominante a figura de linguagem denominada:

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941200767233Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que uma preposição foi colocada inadequadamente entre um verbo e seu complemento.

#Preposições#Análise Sintática#Sintaxe#Morfologia
Questão 457941200996593Língua Portuguesa

No excerto “A bruma baixa desfigurou a silhueta dos montes. Vai chover e o dia terá um céu triste.”, verifica-se o emprego de palavras com sentido fig...

#Sentido Literal e Figurado#Análise Textual
Questão 457941201126136Língua Portuguesa

Considere a sentença a seguir, em que o verbo “infiltrar” ocorre com regência transitiva direta e indireta: Os bandidos infiltraram-se …. o prédio da ...

#Preposições#Morfologia
Questão 457941201566393Língua Portuguesa

O sentido da palavra “obtuso”, em “Foi extremamente obtuso durante a conversa com a garota.”, é o mesmo de:

#Análise Textual
Questão 457941201995798Língua Portuguesa

De acordo com as regras gramaticais, assinale a alternativa que apresenta corretamente um substantivo próprio.

#Substantivos#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Vocativo e Termos Acessórios da OraçãoQuestões do Avança SP