A utilização de pastilhas intercambiáveis de metal duro para usinag...
🏢 CESGRANRIO🎯 Petrobras📚 Engenharia Mecânica e Termodinâmica
#Materiais de Engenharia Mecânica#Propriedades e Comportamento dos Materiais
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESGRANRIO no concurso para Petrobras. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Engenharia Mecânica e Termodinâmica, especificamente sobre Materiais de Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamento dos Materiais.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A utilização de pastilhas intercambiáveis de metal duro para usinagem tem reduzido custos da indústria, pois preserva o corpo da ferramenta, substituindo apenas a pastilha, seja em troca de pastilhas diferentes, ao usinar diferentes materiais ou ao apresentar desgaste elevado. As pastilhas são divididas comercialmente em diferentes classes para usinar diferentes materiais. As características do material a seguir relacionam-se a três diferentes classes de pastilhas.
I - Nesta classe, a pastilha é composta de carbonetos de tungstênio aglomerados pelo cobalto, indicada para usinagem de materiais frágeis que formam cavacos curtos, como ferros fundidos e latões. II - Com elevado teor de TiC e TaC, esta classe apresenta alta dureza a quente e resistência ao desgaste, e é indicada para a usinagem de aços e materiais dúcteis em geral. III - Esta classe tem propriedades intermediárias entre as classes I e II e é destinada a ferramentas com aplicações múltiplas.
A relação correta entre material e classe da pastilha é: