“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo r...
🏢 IDECAN🎯 Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES📚 Cultura Geral e Atualidades
#Ecologia e Mudanças Climáticas
Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca IDECAN no concurso para Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Cultura Geral e Atualidades, especificamente sobre Ecologia e Mudanças Climáticas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia‐o atentamente.
“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações
sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes
divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice
de desperdício fique abaixo de 20%.”
“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.”
O Brasil é considerado um dos países mais ricos em recursos hídricos do Planeta, abrigando pouco mais de 10% de toda a água potável do mundo. Sobre a distribuição geográfica da água potável no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Quase dois terços das reservas se encontram nos rios da região Norte, que é a região menos povoada do país.
( ) O Sudeste é a região que possui a menor reserva, o que vem gerando crises de abastecimento em várias capitais, como São Paulo.
( ) Um quantitativo considerável da água potável do Brasil não está à luz do sol, mas escondido em aquíferos, formações geológicas subterrâneas.
( ) A maior reserva de água potável do Brasil está no Aquífero Guarani, que se espalha sob um milhão de quilômetros quadrados, pelo subsolo de todos os estados do Norte e Centro-Oeste do Brasil.