///
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca FEPESE no concurso para UFSC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Saúde Pública, Proteção a Grupos Vulneráveis, Assistência Social na Saúde.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Analise as afirmativas abaixo a partir das considerações de Guimarães (2017) sobre as expressões conservadoras no trabalho em saúde e a abordagem familiar e comunitária.
1. O recurso ao espaço familiar e comunitário como lócus de reprodução social é uma novidade do atual momento da política social.
2. A atuação do profissional de saúde no contexto das políticas sociais, considerando seu caráter contraditório, não é neutra, ou seja, imprime uma direção social.
3. No contexto de desresponsabilização do Estado frente às políticas e aos serviços sociais na saúde, a família e sociedade civil são chamadas a assumir a proteção social e redescobertas como possibilidade de recomposição de uma sociedade solidária.
4. No contexto de contrarreforma do Estado, os profissionais de saúde, em sua minoria, vivenciam a fragilização dos vínculos e contratos de trabalho, sem impacto na autonomia profissional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.