///
“Devido a uma necessidade de diferenciação entre o autismo e a esquizofrenia de início precoce prevaleceu, então, o conceito de que os sinais e sintomas devem surgir antes dos 30 meses de idade. Além disso, destacam-se em seu quadro clínico: problemas no desenvolvimento social que são peculiares e se manifestam de inúmeras formas e não condizem com o nível de desenvolvimento intelectual da criança; atraso e padrão alterado no desenvolvimento de linguagem com características peculiares que não condizem com o nível de desenvolvimento intelectual da criança; e repertório restrito e repetitivo de comportamentos e interesses, o que inclui alterações nos padrões dos movimentos.”
(Rutter, 1978.)
Em relação à linguagem em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), analise as afirmativas a seguir.
I. As variabilidades dos sintomas linguísticos da criança autista englobam casos de desvios significativos na elaboração da linguagem oral até casos com produções linguísticas muito próximas da normalidade.
II. A ecolalia é uma manifestação de linguagem muito comum em crianças com TEA que consiste na repetição de conteúdos ditos por terceiros e diversas vezes representam a única produção oral em crianças com autismo.
III. A linguagem da criança autista segue um padrão de atraso que, com suporte terapêutico adequado, terá sua linguagem reestabelecida para padrões típicos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca CONSULPLAN no concurso para Prefeitura de Cascavel - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Linguagem e Comunicação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.