///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca IBFC no concurso para Prefeitura de Candeias - BA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Saúde Feminina, Planejamento Reprodutivo.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O Ministério da Saúde reconhece que, pelo menos metade das gestações que ocorrem, inicialmente, não é planejada, mesmo que seja desejada. No entanto, o não planejamento pode estar associado à falta de orientação ou de ocasião para a obtenção de um método contraceptivo (BRASIL, 2012). Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A consulta que o casal faz antes de uma gravidez consiste na avaliação pré-concepcional e pode constituir importante instrumento na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil.
II. O Planejamento Familiar deve ser implantado exclusivamente nas consultas de enfermagem, visitas domiciliares e durante atividades educativas em escolas.
III. A regulamentação do Planejamento Familiar no Brasil, por meio da Lei nº 9.263/96, foi uma conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos.
IV. A Lei do Planejamento Familiar expõe que este é entendido como o conjunto de ações de controle demográfico, de forma que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher (artigo 2º).