Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Geral e Variados/
  4. Questão 457941201811507

A partir da leitura do texto "Brasil 50 graus: ondas de calor no co...

📅 2024🏢 FURB🎯 SAMAE de Blumenau - SC📚 Geral e Variados

1

457941201811507
Ano: 2024Banca: FURBOrganização: SAMAE de Blumenau - SCDisciplina: Geral e Variados
Texto associado
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Brasil 50 graus: ondas de calor no contexto das mudanças climáticas


No ano passado, todos os recordes de temperatura do planeta foram rompidos: 2023 foi o mais quente da história. O Brasil foi assolado por oito ondas de calor. Surge desse cenário dantesco a seguinte pergunta: essas temperaturas intensas têm a ver com o aquecimento global? Depois de se debruçarem sobre a questão, pesquisadores concluíram: sim, há nisso um peso significativo das mudanças climáticas. Portanto, a principal ação é reduzir as emissões de gases de efeito estufa para estabilizar as temperaturas globais.


Ano: 2016. Os registros de temperatura globais haviam marcado surpreendente +0,94 grau celsius (ºC) a mais em relação à média histórica do século passado, tendo ultrapassado o aquecimento recorde de +0,04 ºC registrado no ano anterior. A anomalia foi ainda maior se consideramos só os valores registrados nas porções continentais: +1,43 ºC. Em âmbito regional, as anomalias chegaram a +0,75 ºC no hemisfério Sul, +1,13 ºC no hemisfério Norte e a surpreendentes +2,06 ºC no Ártico. Esses dados foram mais do que suficientes para credenciar 2016 como o ano mais quente já registrado. Mas a comunidade científica já sabia antecipadamente que aquele ano, na verdade, seria o mais quente até então.


Ano: 2023. Todos os recordes de temperatura do planeta foram rompidos. Janeiro foi identificado como o sétimo mais quente da história. Fevereiro foi anunciado como o quarto mais quente, seguido por março como o segundo mais quente da história. Finalmente, chegamos a junho, que, de fato, inaugurou o início de uma série de meses que seriam marcados como aqueles mais quentes já registrados. Em resumo: julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro terminaram de consolidar 2023 como o mais quente da história.


Isso sem contar outra informação digna de nota: alguns dos mais quentes da história foram registrados entre as décadas de 2010 (mais especificamente, 2014) e 2020. Ou seja, os anos mais recentes têm se apresentado como os mais quentes em escala global.


Cientistas têm se debruçado incansavelmente para aprofundar o entendimento das causas e dos mecanismos que podem ter produzido esses resultados. As respostas têm sido convergentes e, cada vez mais, inequívocas: apesar de identificada a participação de fenômenos naturais e inerentes ao sistema climático, a constante quebra de recordes de temperatura em escala global seria impossível sem a participação das mudanças climáticas. 


Portanto, a combinação entre modos de variabilidade naturais e mudanças climáticas globais está longe de ser equilibrada: considerando principalmente 2016 e 2023, o peso das mudanças climáticas foi significativo, tendo sido determinante para a ocorrência de eventos extremos de tempo atmosférico, como ondas de calor.


O que temos em comum entre 2016 e 2023? A já identificada (e amplamente investigada) atuação de um modo de variabilidade natural que é um velho conhecido da ciência do clima: o El Niño.


Wanderson Luiz Silva, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, descreveu as principais características desse modo de variabilidade: o El Niño (e sua oposta, La Niña) são marcados pelo aumento (ou diminuição, no caso da La Niña) da temperatura média da superfície do mar na faixa do oceano Pacífico Equatorial.


Nessa região, esse aumento (ou diminuição) tem influência direta dos alísios. Formados nas zonas subtropicais, a baixas altitudes, esses ventos úmidos se enfraquecem (ou se fortalecem) de modo não linear, em escala temporal entre dois e sete anos.


Esse modo de variabilidade influencia (ou, tecnicamente, 'modula') o tempo e o clima em todo o planeta − inclusive, na América do Sul e, mais destacadamente, no Brasil. Em situação de El Niño, sua atuação se apresenta mais destacada nos meses de primavera e segue verão adiante.


No Brasil, sua ocorrência típica é marcada pelo aumento das condições chuvosas no Sul − e elevação das temperaturas no Centro-Oeste e parte do Sudeste −, bem como pelo déficit de precipitação no Nordeste e em parte do Norte. 


Ainda que as influências do aumento das emissões de gases de efeito estufa no El Niño (La Niña) estejam por ser mais profundamente conhecidas, estudos recentes apontam que as mudanças climáticas globais, potencialmente, apresentam participação na ocorrência de eventos El Niño (La Niña), tornando ambos mais extremos.

Retirado e adaptado de: ARMOND, Núbia Beray. BRASIL 50 graus - ondas de calor no contexto das mudanças climáticas.

Ciência HOJE. Disponível em: https://cienciahoje.org.br Acesso em: 18 jan., 2024.
A partir da leitura do texto "Brasil 50 graus: ondas de calor no contexto das mudanças climáticas", analise as afirmações a seguir:


I. As ondas de calor registradas no Brasil em 2023 estão restritamente relacionadas à ocorrência dos fenômenos El Niño e La Niña.

II. O ano de 2016 havia sido o mais quente registrado na história, mas 2023 o desbancou quando, já em janeiro, registrou altíssimas temperaturas.

III. Uma das medidas mais importantes para estabilizar as temperaturas globais é a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

IV. Já foi comprovado que o aumento na emissão de gases do efeito estufa intensifica os fenômenos El Niño e La Niña. V. Os últimos anos, desde a década de 2010, têm sido alguns dos mais quentes registrados na história.


É correto o que se afirma em: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca FURB no concurso para SAMAE de Blumenau - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Geral e Variados.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200279164Geral e Variados

A escada é a ponte de ligação entre dois planos. Nesse sentido, os intervalos em que o ritmo dos degraus é interrompido, onde há mudança de direção, c...

Questão 457941200288126Geral e Variados

"Mundo registra o dia mais quente já visto, segundo observatório europeu Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor na Terra. Além...

Questão 457941200436254Geral e Variados

Conexões são peças de dimensões variadas que servem para emendar tubos em seguimento, para tirar derivações, para mudar a direção das instalações e pa...

Questão 457941200715769Geral e Variados

Sobre quaisquer substratos a serem pintados, deverá ser observado rigorosamente o seguinte processo:

Questão 457941200862964Geral e Variados

Em um processo de manufatura, é comum o emprego de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) bem como de dispositivos de suporte, tais como supervisór...

Questão 457941201137780Geral e Variados

A elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) deve seguir alguns preceitos básicos, consagrados na legislação aplicável e na teoria como princípios orç...

Questão 457941201319451Geral e Variados

Na pintura, uma baixa cobertura ocorre quando a última camada da pintura não consegue pigmentar as demais, de modo a torná-la homogênea. Dentre outras...

Questão 457941201378000Geral e Variados

Os índices de liquidez fornecem uma visão abrangente da capacidade de pagamento de uma entidade pública. O índice de Liquidez Imediata é um dos mais u...

Questão 457941201385109Geral e Variados

Instrumentação refere-se à tecnologia e ao uso de instrumentos para medir, monitorar e controlar variáveis em processos industriais. É fundamental par...

Questão 457941201897651Geral e Variados

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os dispositivos de drenagem às suas definições: Primeira coluna: dispositivos de dren...

Continue estudando

Mais questões de Geral e VariadosQuestões do FURB