Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Comunicação Oficial e Redação Administrativa/
  4. Questão 457941201813845

Sobre as peculiaridades da redação oficial, marque V para as afirma...

📅 2023🏢 Instituto Consulplan🎯 IF-PA📚 Comunicação Oficial e Redação Administrativa
#Comunicações Oficiais#Uso de Pronomes de Tratamento

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca Instituto Consulplan no concurso para IF-PA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Comunicação Oficial e Redação Administrativa, especificamente sobre Comunicações Oficiais, Uso de Pronomes de Tratamento.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201813845
Ano: 2023Banca: Instituto ConsulplanOrganização: IF-PADisciplina: Comunicação Oficial e Redação AdministrativaTemas: Comunicações Oficiais | Uso de Pronomes de Tratamento
Texto associado
As cores do silêncio

    Bem, chega de falar de política. Hoje vou falar de uma coisa silenciosa chamada pintura.
   Porque acho que a vida é inventada por nós – mas, claro, dentro das possibilidades reais – creio também, consequentemente, que o acaso desempenha um papel importante nessa invenção. E na arte também, sem dúvidas.
    Mas o artista, para inventar sua obra, trabalha dentro de determinados princípios que descobre e de que se vale para impor sua inventividade poética sobre o acaso.
    No fundo a criação artística é resultado da opção que o artista faz entre sua necessidade de criar e os fatores casuais que envolvem a criação. Em suma, ele torna necessário o que era mera probabilidade.
     Descubro esses pensamentos ao rever um álbum de obras de Van Gogh. Embora já as conhecesse de longa data, descubro nelas, ainda sim, que a pintura dele é de fato diferente de tudo o que se pintava antes. Todo mundo hoje sabe disso, claro, mas tive a impressão de que só então, ao rever suas telas, percebia por quê.
     E isso me levou a refletir sobre o que era a pintura, antes dele, feita pelos impressionistas. Já falei aqui da diferença entre a pintura de ateliê – realizada dentro de casa – e a pintura impressionista, feita ao ar livre.
     Os pintores impressionistas descobriram a cor da paisagem sob a luz solar, a vibração da luz sobre a superfície das coisas. E, ao descobri‐las, descobriram também que o colorido da paisagem muda com o passar das horas: descobriram o tempo. É exemplo disso a série de quadros em que Monet mostra a catedral de Rouen em momentos diferentes do dia.
     A descoberta da realidade que muda a cada minuto gerou uma pintura de pinceladas fluentes, que provocariam em Cézanne uma reação contrária: ele queria que a nova pintura se ajustasse a uma estrutura permanente, que ele admirava nas obras dos museus.
     Daí sua opção inovadora, que geraria o cubismo, nascido dessa visão que queria mudar o mundo em pintura, de tal modo que as maçãs que ele pintou não pretendiam ser a cópia da maçã real: eram pintura.
     Não sei que efeito teve essa nova visão da pintura sobre Van Gogh. A verdade é que, no começo, ele quis fazer da pintura a cópia dramática do sofrimento humano, particularmente dos mineiros de Borinage. Van Gogh que vai fascinar as pessoas e mudar a linguagem pictórica surge depois que ele conhece a pintura dos impressionistas e especialmente do impressionismo pontilhista.
    Essa mudança da pintura de Van Gogh, que abandona as cores soturnas para entregar‐se ao colorido vibrante dos quadros neoimpressionistas é surpreendente, mas, sem dúvida, própria de uma personalidade que oscila entre atitudes e reações extremadas.
     De qualquer modo, por mais surpreendente que seja essa mudança em seu modo de pintar, ela corresponde a uma necessidade indiscutível, legítima, tal a extraordinária força expressiva que constatamos nesses quadros. A conclusão inevitável é que foi na pintura que a personalidade complexa e angustiada de Van Gogh encontrou afinal o modo feliz de inventar‐se. Pintando, ele era saudável. 
     Mas é necessário acentuar que, a partir da incursão do pontilhismo, Van Gogh descobre seu próprio caminho, tornando-se criador de um universo pictórico que me fascina e fascina a todos que dele tomam conhecimento. E, no meu caso pelo menos, quanto mais o frequento, mais novo o descubro.
    A verdade é que descobri o que eu já sabia, mas não sabia tanto. É que, na sua pintura, os capinzais, os arbustos, os roseirais, os pinheiros, o céu estrelado, não são os que conhecemos: são uma outra realidade por ele criada, feita de pastas de cor, de pinceladas inesperadas que transformam a paisagem num mundo gráfico‐pictórico, enfim, em algo que só existe ali, nas telas por ele pintadas.
      Não sei se consigo expressá‐lo: o que está em suas telas não é a paisagem real. Como Cézanne, mas em outra linguagem, ele mudou o mundo em pintura e a pintura em fascinante delírio. A natureza é bela, mas a beleza de suas telas é outra, é invenção humana.

(GULLAR, Ferreira. As cores do silêncio. Folha de São Paulo. Agosto de 2014.)
Sobre as peculiaridades da redação oficial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”.

( ) Fica dispensado o emprego do superlativo “ilustríssimo” para as autoridades que recebem o tratamento de “Vossa Senhoria” e para particulares.

( ) “Doutor” não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente.

A sequência está correta em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200675722Comunicação Oficial e Redação Administrativa

À primeira parte básica de uma lei, devem constar, conforme disposição da Lei Complementar nº 95/1998, a indicação do órgão ou instituição competente ...

#Processo de Criação Legislativa#Aspectos Essenciais da Elaboração Normativa#Critérios da Elaboração Normativa#Legística e Normas Jurídicas#Legística#Princípios da Elaboração Normativa
Questão 457941201022112Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Leia o caso hipotético a seguir para responder à questão. No dia 12 de fevereiro de 2024, a Secretaria de Saúde do Município de São Bento precisou com...

#Guia Oficial de Redação Governamental#Modelo de Ofício
Questão 457941201239862Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Um texto redigido de modo formal e elaborado é chamado de “redação técnica”. Tal redação apresenta algumas características em sua estrutura e estilo. ...

#Fundamentos da Redação Oficial
Questão 457941201337118Comunicação Oficial e Redação Administrativa

O Manual de Redação da Presidência da República é uma diretriz, de cunho oficial, que norteia regras e técnicas da língua portuguesa utilizada na cons...

#Guia Oficial de Redação Governamental#Fundamentos da Redação Oficial
Questão 457941201823529Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. (Manual de Redação da Presidência da República, ...

#Fundamentos da Redação Oficial
Questão 457941201986423Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Em relação à estrutura dos textos de lei, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Artigo: é a unidade básica da lei. Toda lei...

#Legística e Normas Jurídicas#Legística

Continue estudando

Mais questões de Comunicação Oficial e Redação AdministrativaQuestões sobre Comunicações OficiaisQuestões do Instituto Consulplan