Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201828508

Como as ITUs são comuns e geralmente pouco complicadas, muitos médi...

📅 2023🏢 Unesc🎯 Prefeitura de Criciúma - SC📚 Língua Portuguesa
#Preposições#Artigos#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca Unesc no concurso para Prefeitura de Criciúma - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Preposições, Artigos, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201828508
Ano: 2023Banca: UnescOrganização: Prefeitura de Criciúma - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Preposições | Artigos | Morfologia
Texto associado

Por que infecção urinária afeta 50% das mulheres e é tratada de forma pouco eficaz


Geralmente, a ITU - infecção do trato urinário - é causada pela bactéria Escherichia coli, ou simplesmente E. coli.

Muitos outros micro-organismos também podem ser responsáveis pelo quadro, mas há poucas pesquisas sobre eles e também sobre as cepas ainda mais raras de E. coli, segundo a pesquisadora Jennifer Rohn, diretora do Centro de Biologia Urológica da University College London, no Reino Unido.

Uma ITU pode causar cistite, uma inflamação da bexiga, explica Chris Harding, urologista do Hospital Freeman e da Universidade de Newcastle, também no Reino Unido. Existem outros tipos de ITUs, mas a cistite é a mais comum. As ITUs são extremamente comuns, e afetam, pelo menos, metade do público feminino em algum momento da vida.

Elas são especialmente prevalentes entre mulheres jovens e sexualmente ativas e aquelas na pós-menopausa, contextualiza Rohn.

Genética, hormônios e anatomia são fatores que entram em jogo. Mulheres e meninas são afetadas especialmente porque têm uretras mais curtas do que os homens. Isso facilita a chegada das bactérias à bexiga.

Vale destacar que os homens também podem ter uma ITU, especialmente quando são mais velhos. Em lares de idosos, as infecções urinárias são o tipo mais comum de condição provocada por micro-organismos.

No mundo, as ITUs afetam cerca de 150 milhões de pessoas a cada ano, mas esse problema se tornará ainda mais comum à medida que o mundo envelhece.

"E essa é uma razão muito importante pela qual os idosos acabam no hospital", explica Rohn.

Como as ITUs são comuns e geralmente pouco complicadas, muitos médicos as encaram como uma parte normal de ser mulher.

Essa atitude, porém, aumenta o risco de banalizar os casos mais graves, que são inúmeros. Além das ITUs recorrentes, há uma conscientização cada vez maior sobre a forma crônica dessa doença, às vezes chamada de ITU de longa duração.

Essencialmente, algumas pessoas vivem com sintomas ao longo de vários dias, sem nenhum alívio. No entanto, quase não há reconhecimento oficial dessa condição, que se arrasta por mais tempo.

Mesmo as ITUs relativamente simples acabam prejudicadas na hora do diagnóstico. Os exames típicos para detectar o quadro são os testes e a cultura de urina, mas esses métodos não são sensíveis o suficiente para serem confiáveis. 

Por outro lado, os testes moleculares de nova geração são quase sensíveis demais, e detectam qualquer patógeno, mesmo que ele não esteja relacionado ao problema. Além disso, essa tecnologia é bem mais cara.

Os testes de urina tradicionais são baratos, mas, muitas vezes, trazem resultados enganosos. Em outras palavras, um teste padrão para ITUs é derivado de pesquisas desatualizadas que nem sequer eram específicas para essa doença no passado.


Por que infecção urinária afeta 50% das mulheres e é tratada de forma pouco eficaz (msn.com). Adaptado. 

Como as ITUs são comuns e geralmente pouco complicadas, muitos médicos 'as' encaram como uma parte normal de ser mulher.


O termo destacado trata-se de:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200278463Língua Portuguesa

As pessoas vão passar por essa situação, e temos de tratá-las com acolhimento e carinho. "Os substantivos sobrecomuns são aqueles que apresentam um só...

#Substantivos#Morfologia
Questão 457941200426888Língua Portuguesa

Escrita de palavras refere-se à representação gráfica de palavras utilizando um sistema de símbolos (letras), de acordo com regras de ortografia e gra...

#Ortografia
Questão 457941200478721Língua Portuguesa

No trecho: "Um dia, chegou ali um novo empregado, CUJO APELIDO ERA ZÉ ALEGRIA" a frase "CUJO APELIDO ERA ZÉ ALEGRIA", é sintaticamente classificado co...

#Análise Sintática#Orações Subordinadas Adjetivas#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Coordenadas Assindéticas#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe
Questão 457941200587023Língua Portuguesa

Em relação à acentuação e à ortografia das palavras retiradas do texto, analise as afirmativas seguintes: I.'pânico' e 'árvores' são proparoxítonas, p...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941200587051Língua Portuguesa

A cidade de Laguna é conhecida nacionalmente por suas praias, pontos turísticos, carnaval, pesca, golfinhos e uma história rica de cultura e tradição....

#Dificuldades da Língua Padrão#Uso de Por Que, Porque, Porquê, Por Quê
Questão 457941200995908Língua Portuguesa

Desde a descoberta do distúrbio nos anos 1970, a doença só "foi" diagnosticada em pessoas de ascendência filipina. Conjugando o verbo destacado no pre...

#Morfologia Verbal

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre PreposiçõesQuestões do Unesc