///
Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca FGV no concurso para MPU. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Análises Clínicas, Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Na coleta de amostras de trato respiratório para o diagnóstico laboratorial da influenza, deve-se maximizar a colheita de células epiteliais infectadas pelo vírus. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Aspirados nasofaríngeos (ANF) têm um maior teor celular e são superiores aos swabs nasofaríngeos e orofaríngeos (SNF) no que concerne ao isolamento do vírus influenza.
( ) As amostras de secreção respiratória devem ser mantidas em temperatura adequada de refrigeração (4 °C a 8 °C) e encaminhadas aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública, preferencialmente no mesmo dia da coleta.
( ) Para pacientes que evoluíram a óbito, deverá ser realizada a coleta de amostras para o diagnóstico viral e histopatológico exclusivamente do tecido das tonsilas e da mucosa nasal.
A sequência correta é: