Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201838299

Na oração “Mas do que pouco se fala” (2º§), tem-se uma crítica gene...

📅 2024🏢 IBFC🎯 Polícia Penal - GO📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal#Funções Morfossintáticas do Pronome SE#Termos Integrantes da Oração#Sintaxe#Flexão de Voz Verbal

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca IBFC no concurso para Polícia Penal - GO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal, Funções Morfossintáticas do Pronome SE, Termos Integrantes da Oração, Sintaxe, Flexão de Voz Verbal.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201838299
Ano: 2024Banca: IBFCOrganização: Polícia Penal - GODisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia Verbal | Funções Morfossintáticas do Pronome SE | Termos Integrantes da Oração | Sintaxe | Flexão de Voz Verbal
Texto associado
O atleta negro brasileiro que enfrentou o nazismo
nas Olimpíadas de 1936
(Itan Cruz)


    A poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, [...] a competição de 1936 tem muito a nos ensinar. Além de ter sido realizada em Berlim, capital da Alemanha nazista de Adolf Hitler, a competição internacional testemunhou a ascensão de um dos mais brilhantes esportistas de todos os tempos: o atleta negro estadunidense James Cleveland Owens, conhecido como Jesse Owens.

   Ele desafiou o nazismo com suas quatro medalhas de ouro no atletismo, derrubando a crença hitlerista na insignificância das habilidades da população negra que apregoaria a sua inferioridade racial. Mas do que pouco se fala é que um brasileiro, também negro, esteve ao lado de Owens nesse confronto.

    Seu nome era José Bento de Assis Junior, mais conhecido como Bento de Assis. Nasceu na capital paulista em 28 de fevereiro de 1914. Com muito custo, competindo pelo Vasco da Gama, o velocista e saltador reuniu as credenciais necessárias para integrar a delegação brasileira composta por 73 atletas, que embarcaram com destino às Olimpíadas de Berlim.

    Com apenas 22 anos de idade, esse atleta conheceria uma Europa orgulhosa da sua branquitude e do seu empenho colonial instrumentalizado pela violência na África. Certamente, entre as dezenas de competidores brasileiros, Assis não era o único negro a enfrentar esse desafio.

    Também corredor como Owen, Bento de Assis não conquistou medalha naquela competição – assim como toda a delegação brasileira. No entanto, a sua simples presença na competição, tal qual a de Owen e outros negros, serviria para confrontar Hitler e toda a Alemanha ariana.

    A habilitação de atletas negros para os jogos naquele ano significava a ruína dos parâmetros tidos como “científicos” do racismo, argumento usado pelos alemães para tentar comprovar a sua vanguarda civilizacional.

    Naquele ano, os partidários de Hitler tiveram de testemunhar vários esportistas negros nas disputas. No ano seguinte, Bento de Assis, além de ter sido escolhido para empunhar a bandeira do Brasil na abertura dos jogos latino-americanos, sagrou-se campeão em quatro modalidades diferentes na corrida dos 100 e 200 metros rasos, no revezamento 4 x 100 e 4 x 400 metros.

    A falta de conhecimento sobre a trajetória de Bento de Assis comprova como o racismo também pode se manifestar pela negação da memória, na manifestação deliberada e sistemática da política de esquecimento em relação às pessoas negras no Brasil.

[...]


(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/presencahistorica/2024/07/17/o-atleta-negro-brasileiro-que-enfrentouo-nazismo-nas-olimpiadas-de1936.htm#:~:text=Seu%20nome%20era%20Jos%C3%A9%2 0Bento,conhecido%20como%20Bento%20de%20Assis. Acesso em 18 de julho de 2024.) 
Na oração “Mas do que pouco se fala” (2º§), tem-se uma crítica generalizada à determinada ação. Esse efeito é provocado pela seguinte ferramenta linguística:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200159095Língua Portuguesa

De acordo com o texto, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo.“Uma raposa foi até uma _______________de uvas ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200450241Língua Portuguesa

Considere as orações abaixo.I. Devem-se pensar em todos os aspectos do problema. II. Devem-se analisar todos os aspectos do problema. A concordância e...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200788071Língua Portuguesa

Considere as orações abaixo.I. Devem-se impor limites ao sensacionalismo. II. Tratam-se de questões polêmicas. III. Considerou-se, no julgamento, toda...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201269192Língua Portuguesa

Assinale a alternativa correta que indica a classificação da palavra grifada.O cinismo é o mal de muitas pessoas

#Morfologia Verbal#Adjetivos#Artigos#Numerais#Morfologia
Questão 457941201435053Língua Portuguesa

A partir da leitura da citação abaixo, assinale a alternativa que substitui a palavra destacada de modo adequado. Bem desconfiava que o outro não reve...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201868390Língua Portuguesa

Para responder à questão, considere a letra da música abaixo. Maldição Zeca Baleiro Baudelaire, Macalé, Luiz Melodia Quanta maldição! O meu coração nã...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfologia VerbalQuestões do IBFC