Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201842028

No quarto parágrafo, o autor emprega dois pronomes indefinidos em “...

📅 2016🏢 IBFC🎯 Prefeitura de Jandira - SP📚 Língua Portuguesa
#Semântica Contextual#Pronomes Indefinidos#Análise Textual#Morfologia dos Pronomes

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IBFC no concurso para Prefeitura de Jandira - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Semântica Contextual, Pronomes Indefinidos, Análise Textual, Morfologia dos Pronomes.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201842028
Ano: 2016Banca: IBFCOrganização: Prefeitura de Jandira - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Semântica Contextual | Pronomes Indefinidos | Análise Textual | Morfologia dos Pronomes
Texto associado

Texto I

O Relacionamento Aberto

                                                       (Por Gregorio Duvivier)

    “Todos os relacionamentos fechados se parecem”, diria Tolstói em “Anna Kariênina”. “Cada relacionamento aberto é infeliz à sua maneira.”

    Abrir um relacionamento pode se revelar uma tarefa mais difícil do que abrir uma embalagem de CD. Há grandes chances de você perder um dente. E, depois de aberto, há grandes chances de você se perguntar: “Valia a pena tudo isso? Nem gostava desse CD. Aliás, ninguém mais ouve CD”.

    Há, no entanto, quem defenda que os relacionamentos, assim como as ostras, merecem que a gente perca tempo abrindo-os — mesmo que, em ambos os casos, exista um forte risco de intoxicação.

    Uma porta pode estar aberta, encostada, entreaberta, escancarada. Na relação escancarada, tudo é possível e nada é passível de ciúme (parece que esse fenômeno só aconteceu uma vez, e foi nos anos 1970). Há muitas relações escancaradas que, quando você vai ver de perto, são de fato escancaradas, mas não são relações: não se pode dizer que existe uma porta aberta porque não há sequer porta, já que tampouco há parede.

    O relacionamento entreaberto, no entanto, pode se entreabrir de mil maneiras: pode poder tudo desde que conte tudo pro outro ou desde que o outro não fique sabendo ou desde que não seja com amigos ou desde que seja com amigos ou desde que não se apaixone ou desde que seja por paixão.

    Há relacionamentos cuja abertura é sazonal: o namoro à distância internacional costuma ser como as cantinas de escola, que abrem nove meses por ano e fecham nas férias, enquanto o relacionamento intermunicipal costuma funcionar como os correios: abre em dia útil, fecha no final de semana.

    O relacionamento encostado parece que está trancado. Mas para amigos e vizinhos, é só empurrar o portão. E tem os namoros que, apesar de trancados, ninguém trocou a fechadura: o ex ainda tem a chave e entra quando quiser.

    Há, é claro, o relacionamento trancado a sete chaves e blindado. Aquele que se uma paixão de adolescência batesse na porta, e se por acaso vocês transassem, ninguém ficaria sabendo, mas mesmo assim você diz: “Não, não. Estou num relacionamento”. Parece que esse aí morreu. Talvez fique pra história como as ombreiras ou a pochete. Talvez volte com tudo em 2017, assim como as ombreiras e a pochete.

    Preparem-se. Não sei se estamos prontos pra essa loucura. A próxima coisa a voltar pode ser o Crocs.

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ gregorioduvivier/2016/07/1792729-o-relacionamento-aberto.shtml . Acesso em: 18/07/2016)

No quarto parágrafo, o autor emprega dois pronomes indefinidos em “tudo é possível e nada é passível de ciúme” e, por meio deles:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200198238Língua Portuguesa

Observe o enunciado: “Paulo abandonou-me Ana Júlia encontre-me às 8h e contar-te-ei como foi isto.”Assinale a alternativa que apresenta a pontuação co...

#Análise Sintática#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Pontuação#Sintaxe#Emprego da Vírgula#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941200239701Língua Portuguesa

Considerando as ideias defendidas pela autora, é correto afirmar que:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200790665Língua Portuguesa

Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que substitui adequadamente a palavra em destaque, sem alterar o sentido do texto. “Não malha: a malhação...

#Análise Textual
Questão 457941201117009Língua Portuguesa

Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. O cronista sugere que, no período noturno, casais aproveitav...

#Compreensão e Interpretação Textual#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201539861Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.Os pedidos de revisão de prova devem ser encaminhados ____ partir de amanhã...

#Uso da Crase#Regras de Crase
Questão 457941201911133Língua Portuguesa

Quanto às regras de concordância verbal, Assinale a alternativa correta.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Semântica ContextualQuestões do IBFC