///
Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca IDCAP no concurso para IPJB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, especificamente sobre Meio Ambiente, Políticas Públicas e Legislação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Segundo o relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, 2019), atualmente cerca de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção. O relatório também aponta as atividades humanas como responsáveis por esse aumento sem precedente, o que revela uma face preocupante da crise ambiental contemporânea. Isso posto, em relação à extinção de espécies analise as afirmações a seguir:
I. A Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2022, classifica as espécies em três categorias: vulnerável (VU), em perigo (EN) e criticamente em perigo (CR).
II. No Brasil, a elaboração de Planos de Ação Nacionais e os Planos de Manejo de Unidades de Conservação constituem estratégias importantes de proteção de espécies ameaçadas de extinção;
III. A conservação in situ de espécies ameaçadas de extinção constitui contribuição principal dos jardins botânicos.
IV. Dentre as principais causas humanas da extinção de espécies estão as mudanças no uso da terra e do mar, as mudanças climáticas e a poluição.
V. Um dos compromissos assumidos pelo Brasil é o de deter a extinção de espécies induzida pelos seres humanos e, para 2030, reduzir à decima parte o ritmo e o risco de extinção de todas as espécies.
É correto o que se afirma em: