///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca COSEAC no concurso para FEMAR - RJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Psicologia da Saúde, Psicologia Social.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com intuito de fazer uma crítica construtiva ao estatuto teórico e prático da psicologia da saúde em seu estágio atual de desenvolvimento, Marks constrói seu argumento a partir da análise de sete pontos:
1) a natureza derivativa de suas teorias; 2) a predominância do enfoque clínico; 3) o viés individualista; 4) a desvinculação das políticas sociais; 5) a falta de desenvolvimento de medidas adequadas; 6) o fracasso em lidar com as desigualdades; 7) a falta de treinamento apropriado para os psicólogos da saúde.
Spink, em seu livro Psicologia Social e Saúde – Práticas, saberes e sentidos, realiza o agrupamento dos sete tópicos de Marks em três pontos: 1) o viés individualista e consequente predominância do enfoque clínico; 2) a natureza derivativa de suas teorias e o fracasso no desenvolvimento de medidas apropriadas; 3) a falta de atenção às questões sociais, seja no que tange à contribuição às políticas públicas ou à questão das desigualdades sociais.
Todos os três pontos colocados por Spink, em seu conjunto, desembocam na questão final, o(a)