Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201869991

"Os lobos, que são constantemente apontados como os primeiros ances...

📅 2024🏢 AMEOSC🎯 Prefeitura de Descanso - SC📚 Língua Portuguesa
#Encontros Consonantais e Dígrafos#Fonologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de Descanso - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Encontros Consonantais e Dígrafos, Fonologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201869991
Ano: 2024Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de Descanso - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Encontros Consonantais e Dígrafos | Fonologia
Texto associado

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O bicho e o homem


A domesticação de animais começou há milhares de anos, durante o período neolítico, quando os seres humanos começaram a desenvolver práticas agrícolas e se estabelecer em comunidades permanentes, como conta o livro "Sapiens: uma breve história da humanidade" de Yuval Noah Harari. Domesticá-los era importante para que nós, humanos, pudéssemos controlar fontes de alimento, transporte e trabalho.


Quando pensamos em animais domesticados há muito tempo, o cavalo pode ser o primeiro que surge em nossa mente, já que ele serviu de meio de transporte por muitos anos. Mas muito provavelmente os cães foram os primeiros. Porém, não há um consenso sobre a "data" específica dessa transição. A maioria dos estudos apontam para 12 mil anos atrás como o começo desse processo.


Outros variam entre 15 mil a 30 mil anos atrás. Para se ter uma ideia, cientistas encontraram o crânio de um cão domesticado 33.000 anos atrás nas montanhas Altai, na Sibéria, que apresenta algumas das características de cães modernos, como contou esse artigo da revista Veja. Isso indicaria um estágio muito preliminar de domesticação − e está longe de determinar se, naquele período, a lealdade do homem era recíproca, como aponta o texto.


A teoria mais aceita de fato aponta para uma aproximação mais intensa há cerca de 11.000 anos, junto com a agricultura, como comentamos anteriormente. Ao aprender a cultivar a terra, o homem do Neolítico aprendeu também a criar animais como reserva alimentar, como explica esse artigo da Revista Superinteressante.


Os lobos, que são constantemente apontados como os primeiros ancestrais dos cachorros - mas não há também um consenso entre os pesquisadores sobre isso -, foram atraídos possivelmente pelo lixo e restos de comida deixados pelos caçadores.


Com o tempo, eles foram gradualmente selecionados por características desejáveis, como comportamento amigável e obediência, o que nos levou à criação de uma ampla variedade de raças caninas. Cada uma possuía características específicas para tarefas específicas: uns caçavam, outros protegiam e outros só faziam companhia.


A relação era vantajosa para ambas as partes: os lobos ganharam ao conviver com o homem proteção contra predadores, comida sem precisar disputá-la com outros carnívoros e até o abrigo aconchegante do calor das fogueiras. Com o passar do tempo, esses animais começaram a ser verdadeiramente venerados por sociedades antigas - e até pela nossa moderna, convenhamos. Se a mente humana acreditava estar inferiorizando outra espécie, pois bem, estavam muito enganados.


Os benefícios para nós também foram visíveis: os animais domesticados se tornaram sustento e força para guarda dos assentamentos, além de trabalho e transporte. Eles eram capazes de ver e ouvir o que não podíamos, e antecipar-se para a defesa. Isso porque não só os cães foram domesticados: depois deles vieram ovelhas, cabras, gatos, porcos, os cavalos que mencionamos anteriormente e muitos outros. Para se ter uma ideia, os gatos - que foram domesticados bem depois, há cerca de 9.000 anos - ajudavam a controlar pragas em áreas agrícolas.


(https://plenae.com/para-inspirar/quando-comecou-a-relacao-do-ser-hu mano-com-a-domesticacao/)



"Os lobos, que são constantemente apontados como os primeiros ancestrais dos cachorros."


Os espaços das alternativas abaixo podem ser preenchidos com o mesmo dígrafo destacado do vocábulo do trecho acima, EXCETO em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200816270Língua Portuguesa

“As estrelas parece brilharem.”. Assinale a alternativa que representa corretamente o sujeito do verbo “parece”:

#Termos Integrantes: Predicativo do Sujeito e do Objeto#Sintaxe#Morfologia Verbal
Questão 457941200969096Língua Portuguesa

Uma das duas espécies de lagartos venenosos nativos da América do Norte evoluiu para imobilizar pequenas presas, devido "à sua falta de agilidade". Em...

#Uso da Crase
Questão 457941201566358Língua Portuguesa

Em "O estudo estima ainda que a oferta de vagas como de cientistas de dados, especialistas em Big Data, Inteligência Artificial e segurança cibernétic...

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201878687Língua Portuguesa

Analise: I. Formadas após a fusão de duas companhias aéreas, a chilena LAN (Línea Aérea Nacional) e a brasileira TAM (Táxi Aéreo Marília), a LATAM é u...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201915942Língua Portuguesa

A palavra “recordes” (linha 4), exerce função sintática de:

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941202069319Língua Portuguesa

Analise as informações com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). (__)No período: "O vento levou as palavras faladas, mas deixou os registros gráficos!",...

#Concordância Verbal e Nominal#Emprego do Ponto, Exclamação e Interrogação#Sintaxe#Análise Textual#Ortografia#Modalidades de Discurso#Pontuação#Estrutura Silábica#Termos Integrantes da Oração#Fonologia#Análise Sintática#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Compreensão e Interpretação Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Encontros Consonantais e DígrafosQuestões do AMEOSC