Em relação a aspectos gramaticais e textuais do segmento, marque V ...
🏢 COPESE - UFT🎯 UFT📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal#Análise Textual#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal#Flexão de Número Verbal#Estrutura Textual#Flexão de Pessoa Verbal
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca COPESE - UFT no concurso para UFT. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal, Análise Textual, Sintaxe, Concordância Verbal e Nominal, Flexão de Número Verbal, Estrutura Textual, Flexão de Pessoa Verbal.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Nesta atual crise de confiança, de respeito e de autoridade, cada um de nós precisa encontrar sua autoridade interna, seus limites. Pois, quando não despontam líderes confiáveis, quando políticos se calam ou parecem atarantados, governantes não sabem o que fazer para manter ou estender seu poder, instituições estão desacreditadas porque não funcionam e leis são descumpridas, estamos todos perplexos.
(LUFT, Lya. Veja, 28/08/2013.)
Em relação a aspectos gramaticais e textuais do segmento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em cada um de nós precisa, o verbo deveria estar na primeira pessoa do plural, pois liga-se ao pronome pessoal nós. ( ) Os termos Nesta e atual remetem o fato crise para o que está acontecendo no momento da escrita do texto, o primeiro é elemento coesivo e o segundo, qualificativo. ( ) Se no trecho quando não despontam líderes confiáveis for empregada a ordem canônica da frase, a concordância verbal não se alteraria. ( ) Em instituições estão desacreditadas, caso fosse inserida a palavra empresa junto a instituições, as concordâncias verbal e nominal não se alterariam. ( ) No trecho estamos todos perplexos, tendo em vista que perplexos refere-se a todos, o verbo deveria obrigatoriamente estar na terceira pessoa do plural.