Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201894317

Analise as proposições abaixo expostas, que comentam os variados me...

📅 2021🏢 CPCON🎯 Prefeitura de Viçosa - RN📚 Língua Portuguesa
#Pronomes Pessoais do Caso Reto#Análise Textual#Morfologia dos Pronomes#Estrutura Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2021 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Viçosa - RN. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Pronomes Pessoais do Caso Reto, Análise Textual, Morfologia dos Pronomes, Estrutura Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201894317
Ano: 2021Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Viçosa - RNDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes Pessoais do Caso Reto | Análise Textual | Morfologia dos Pronomes | Estrutura Textual
Texto associado
Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão:

A falência da globalização (João Fernandes Teixeira).


  A indústria 4.0 está chegando, um fato celebrado pelos entusiastas das novas tecnologias. Grandes mudanças estão previstas, sobretudo pelo emprego de inteligência artificial na produção industrial que levará, também, a uma grande reconfiguração tecnológica do trabalho. Mas, deixando de lado o discurso entusiasmado, o que está realmente acontecendo?
  Com a indústria 4.0 haverá uma grande racionalização e otimização da produção para que os desperdícios de material e de mão de obra se tornem mínimos. A produção e o consumo precisam ser rigorosamente ajustados e, para isso, contamos agora técnicas de Big Data. Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez de recursos naturais e da necessidade premente de reciclar tudo o que for possível. Se quisermos que a economia continue funcionando, não podemos mais esbanjar. A economia se desenvolve na contramão da natureza.
  A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, que exige que a indústria se coloque em novo patamar de produtividade para sobreviver. A indústria 4.0 não levará à expansão da economia, mas apenas evitará que ela encolha. Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.
  Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou a ser chamado de mudança climática. [...]
  Desde que se estabeleceu uma correlação entre o aumento das temperaturas médias no planeta e a industrialização, iniciada no século XVIII, o aquecimento global passou a ser o vilão da história da humanidade. Diminuir o uso de combustíveis passou a ser a grande bandeira dos ecologistas.[...]
  Contudo, o aquecimento global não é o único desafio. Mesmo que sua origem possa ser contestada, desvinculando-a da queima de combustíveis fósseis, nossa indústria agride o planeta de forma irreparável.
  Como não podemos reverter a economia do petróleo no curto prazo, a única solução está sendo desacelerar a economia. Essa desaceleração, na contramão do aumento da produção planetária, está tendo custos sociais dolorosos. Combinada com a automação, grande projeto da indústria 4.0, ela gera um desemprego crescente, para o qual não se vislumbra uma solução nas próximas décadas.
  Mas há algo ainda mais importante que está surgindo dessa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável. Não será mais possível estender os padrões de produção e consumo para todos os países do planeta, pois isso aceleraria sua destruição de forma drástica. O globalismo ocidental está refluindo e, como consequência, voltam a surgir os nacionalismos exacerbados.

[...] Fonte: (Revista Filosofia – Ano III, no 150 – www.portalespaçodosaber.com.br).
Analise as proposições abaixo expostas, que comentam os variados mecanismos responsáveis pela coesão textual e, em seguida, responda ao que se pede.

I- No 1º parágrafo, o constituinte “um fato”, de natureza nominal, é usado como recurso de coesão lexical, para retomar o conteúdo expresso na oração precedente, correspondente à “chegada da indústria 4.0”.
II- No 2º parágrafo, a expressão “para isso” combina os mecanismos de referenciação e sequenciação, pois, ao mesmo tempo que retoma a informação precedente, relativa ao “reajuste da produção e do consumo”, possibilita a continuidade tópica.
III- No 3º parágrafo, o pronome “ela” é usado como elemento de coesão referencial, retomando outra expressão nominal anteriormente expressa “a indústria 4.0”.

É CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200573807Língua Portuguesa

Sobre o contexto situacional no qual se insere e se estrutura o texto, assinale a alternativa CORRETA.

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200599206Língua Portuguesa

Em: “Aquantidade de açúcar, existente na composição de pães e biscoitos, também faz diferença.”A palavra “também” denota:

#Análise Sintática#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941200658451Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que funciona como argumento de autoridade na construção argumentativa do Texto I.

#Análise Textual
Questão 457941200872250Língua Portuguesa

Dentre os períodos abaixo relacionados, retirados do artigo Como tornar-se a terra dos negócios (Isto É, 05/02/20), identifique aquele em que há oraçã...

#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe
Questão 457941201237567Língua Portuguesa

Após a leitura do texto, analise as explicações fornecidas para justificar o emprego das vírgulas. Após longas filas, presidente do INSS cai As filas ...

#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Orações Subordinadas Adjetivas#Pontuação#Sintaxe#Emprego da Vírgula
Questão 457941201988385Língua Portuguesa

Em “Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante.” (Linhas 16-17).Nos enunciados acima, a relação se...

#Paralelismo Estrutural#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Pronomes Pessoais do Caso RetoQuestões do CPCON