Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Psicologia Geral/
  4. Questão 457941201906368

(linha 1) CASO JONILSON: trata-se de um adolescente que deu entrada...

📅 2010🏢 FUNIVERSA🎯 SEJUS-DF📚 Psicologia Geral
#Psicologia Forense#Psicologia Forense: Fundamentos e Prática#Juventude em Conflito com a Lei

Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca FUNIVERSA no concurso para SEJUS-DF. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Psicologia Forense, Psicologia Forense: Fundamentos e Prática, Juventude em Conflito com a Lei.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201906368
Ano: 2010Banca: FUNIVERSAOrganização: SEJUS-DFDisciplina: Psicologia GeralTemas: Psicologia Forense | Psicologia Forense: Fundamentos e Prática | Juventude em Conflito com a Lei
(linha 1) CASO JONILSON: trata-se de um adolescente que deu entrada nesta instituição aos treze anos, com uma passagem por roubo. Sete meses depois, fez sua segunda (linha 4) passagem, pelo mesmo motivo. Após 45 dias, é registrada outra entrada, desta vez sem especificação, pela qual ele foi sentenciado a permanecer na instituição por tempo (linha 7) indeterminado. Cinco meses após a primeira sentença, é deferida outra de igual teor, relativa a outro processo. Após um ano e cinco meses de cumprimento de medida, o (linha 10) adolescente evade da instituição, aproveitando-se do benefício de saída semanal. Apenas dez dias após a evasão, Jonilson retorna à instituição, em outra ocorrência que (linha13) envolveu assalto a mão armada e sequestro. Passados quatro dias do seu retorno, o jovem evadiu novamente, dessa vez pulando as cercas da instituição. Após vinte dias, é (linha16) registrada outra entrada dele, dessa vez por mandado de busca e apreensão.

A família de Jonilson é composta pela mãe e por (linha 19) quatro irmãos, três homens e uma mulher, dos quais dois não residem na mesma residência por já estarem casados. O jovem é o caçula da prole e não chegou a conviver com o pai, (linha 22) que foi assassinado quando ele tinha um mês de idade e sua irmã, apenas um ano de idade. A renda familiar é pequena, dependendo a família de benefícios sociais oferecidos pelo (linha 25) governo. A mãe demonstra comumente certa incapacidade de controle sobre o comportamento do filho, bem como de impor-lhe limites. Apesar disso, a relação entre os dois é de (linha 28) profunda afeição, expressando ambos saudade e sofrimento pela falta de perspectivas de retorno à convivência. Jonilson também mantém bom relacionamento com sua irmã. (linha 31) Entretanto, tanto mãe quanto irmã, que são os familiares que visitam o jovem na instituição, afirmaram recentemente ao menor que, diante das últimas ocorrências envolvendo o (linha 34) adolescente, elas encontram-se desmotivadas a acompanhar seu processo socioeducativo. Nesse momento, Jonilson levanta e, nervoso, pede que a mãe e a irmã não deixem de (linha 37) ir às visitas, argumentando: “... quando vejo vocês, parece que tudo pode mudar, ainda ...”

Pelo fato de estar sob ameaça de sua integridade (linha 40) física, Jonilson não está frequentando a escola. Esse fato é motivo de revolta e decepção com a instituição, reclamando todos os dias: “queria tanto me adiantar na vida estudando, (linha 43) ainda nem sei escrever direito...”

A sua situação institucional lhe gera revolta, não aceitando a reclusão que lhe é imposta sem nenhuma (linha 46) perspectiva. Ao ser questionado sobre sua conduta, não revela senso crítico ou de responsabilização por seus atos, atribuindo a Deus a responsabilidade sobre o que já fez, (linha 49) justificando: “... afinal, se Deus quisesse, já teria me impedido”. Da mesma forma, se desresponsabiliza pelas mudanças que possam vir a ocorrer em sua vida: “... se Deus (linha 52) quiser,ele dá um jeito pra eu mudar”. Esse pensamento denota, entre outras coisas, imaturidade por parte do jovem, que não aparenta demandas pessoais e tampouco confia em (linha 55) suas próprias condições de assumir e mudar sua trajetória no mundo da marginaldidade (parecer de um psicólogo da equipe técnica)

Avaliando fatores de risco e fatores de proteção relativos ao caso apresentado no texto V, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200180301Psicologia Geral

O uso abusivo de drogas e a delinquência resultam de experiências desfavoráveis. Alguns fatores que ocasionam esses comportamentos são a relação inapr...

#Desenvolvimento Psicológico#Psicologia Social
Questão 457941200506030Psicologia Geral

Acerca do sofrimento na abordagem da psicodinâmica, assinale a alternativa correta.

#Teorias e Técnicas de Psicoterapia#Psicanálise
Questão 457941200731217Psicologia Geral

Todos nós acabamos nos acostumando com uma coisa extraordinária: esta conversa esquisita que denominamos psicanálise, funciona. É inacreditável, mas e...

#Teorias da Personalidade#Melanie Klein
Questão 457941201179428Psicologia Geral

Acerca da análise comportamental clínica, assinale a alternativa incorreta.

#Teorias e Técnicas de Psicoterapia#Terapia Comportamental
Questão 457941201200284Psicologia Geral

Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento.(A. Chrispino. Gestão do conflito escolar: da classi...

#Psicologia Organizacional#Gestão de Conflitos Organizacionais
Questão 457941201313373Psicologia Geral

Assinale a alternativa correta quanto à abordagem da psicopatologia e da psicodinâmica sobre saúde mental.

#Saúde Mental#Psicologia da Saúde

Continue estudando

Mais questões de Psicologia GeralQuestões sobre Psicologia ForenseQuestões do FUNIVERSA