De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espéci...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 SEE-AL📚 Biologia
#Ecologia e Ciências Ambientais#Cadeias e Teias Tróficas
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para SEE-AL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Biologia, especificamente sobre Ecologia e Ciências Ambientais, Cadeias e Teias Tróficas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
Sabendo que o mexilhão-zebra é uma espécie exótica invasora que acumula metais pesados em seu organismo, é correto afirmar que há uma concentração maior de metais pesados no nível trófico que antecede esse animal em uma cadeia alimentar.