///
Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Pombal - PB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Odontologia Clínica, especificamente sobre Urgências Médicas em Odontologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Paciente de 65 anos compareceu à consulta odontológica e no momento da anamnese relatou à cirurgiã-dentista que é hipertensa há mais de duas décadas e apresenta prolapso da válvula mitral com regurgitamento. A paciente estava bastante agitada, referiu dor na região do dente 25 e negou alergia a medicamentos. A pressão arterial aferida antes do atendimento revelou a pressão arterial sistólica de 160 mmHg e a diastólica de 100 mmHg. Ao avaliar a paciente, a cirurgiã-dentista optou pela profilaxia antibiótica (amoxicilina 2g/via oral/1h antes do procedimento) e na sequência procedeu com o acesso à polpa dentária do dente 25.
Sobre a conduta terapêutica adotada pela cirurgiã-dentista, avalie as proposições abaixo.
I- Levando em consideração as informações da anamnese e vislumbrando a prevenção da endocardite bacteriana, a decisão pela profilaxia antibiótica (amoxicilina 2g/via oral/1h antes do procedimento) foi acertada.
II- Mesmo nas circunstâncias observadas, ao considerar a presença de dor e a inquietação da paciente, a tomada de decisão da cirurgiã-dentista em intervir no dente 25 foi adequada.
III- O protocolo de profilaxia antibiótica para prevenção da endocardite bacteriana com o uso de clindamicina 600 mg/ via intramuscular / 30 minutos antes do procedimento seria a estratégia mais apropriada.
IV- A paciente deveria ter sido dispensada até que fosse feita uma consulta com o cardiologista e os níveis pressóricos apresentassem 140 mmHg de pressão arterial sistólica e 90 mmHg de pressão diastólica.
É CORRETO o que se afirma apenas em: