///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca FUNDEP (Gestão de Concursos) no concurso para Prefeitura de Campo Belo - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Conhecimentos Atuais, especificamente sobre Eventos Contemporâneos de 2019.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Leia os textos a seguir.
TEXTO I
Em virtude do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, no dia 13 a 20 de maio de 2019, atividades de sensibilização e mobilização nas escolas, Igrejas e na Rede de Proteção e Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A Prefeitura de Campo Belo participou também da “Caminhada pela Paz”, em parceria com a Escola Estadual Padre Alberto Fuger. O objetivo foi promover esse marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Disponível em: <https://www.campobelo.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/859/PREFEITURA-REALIZA-ACOES-EMPROL-DO-DIA-NACIONAL-DE-COMBATE-AO-ABUSO-E-A-EXPLORACAO-SEXUAL-INFANTIL>. Acesso em: 21 jun. 2018. (Adaptação)
TEXTO II
Segundo o Atlas da Violência de 2018, 50,9% dos casos registrados de estupro em 2016 foram cometidos contra menores de 13 anos de idade. Além disso, em 32,1% dos casos, as vítimas foram adultos, e em 17%, adolescentes.
Um dos principais espaços de violência contra a mulher não é a rua, e sim dentro das casas das próprias vítimas. No total, o Atlas da Violência mapeou mais de 13 mil casos registrados como ocorridos dentro da casa da pessoa violentada. O ambiente prevalece especialmente nos casos de estupro cometidos por pessoas conhecidas da vítima. Nessa situação, a casa é a cena do crime em 78,6% dos casos.
Uma das razões para isso é o perfil do agressor. No caso do estupro de crianças com menos de 13 anos, conhecidos e amigos da família são responsáveis por 30% dos crimes. Pais e padrastos vêm logo em seguida, com 12% cada.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/atlas-daviolencia-2018-criancas-sao-maiores-vitimas-de-estupro-no-pais-22747251>. Acesso em: 20 jun. 2018. (Adaptação)
Considerando esses textos, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I. As principais vítimas de estupro no Brasil são
crianças menores de 13 anos de idade, que, na
maioria das vezes, são violentadas dentro de casa.
PORQUE