Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Enfermagem: Teoria e Prática/
  4. Questão 457941202020899

Com base no texto 'HIV', leia as afirmativas a seguir: I. A partir ...

📅 2019🏢 ADM&TEC🎯 Prefeitura de Palestina - AL📚 Enfermagem: Teoria e Prática
#Doenças Crônicas Não Infecciosas#HIV e AIDS#Doenças Infecciosas e Parasitárias

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca ADM&TEC no concurso para Prefeitura de Palestina - AL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Doenças Crônicas Não Infecciosas, HIV e AIDS, Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941202020899
Ano: 2019Banca: ADM&TECOrganização: Prefeitura de Palestina - ALDisciplina: Enfermagem: Teoria e PráticaTemas: Doenças Crônicas Não Infecciosas | HIV e AIDS | Doenças Infecciosas e Parasitárias
Texto associado

HIV

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1, o HIV-1, cursa com um amplo espectro de apresentações clínicas, desde a fase aguda até a fase avançada da doença. Em indivíduos não tratados, estima-se que o tempo médio entre o contágio e o aparecimento da doença esteja em torno de dez anos.

INFECÇÃO AGUDA 

A infecção aguda é definida como as primeiras semanas da infecção pelo HIV, até o aparecimento dos anticorpos anti-HIV (soroconversão), que costuma ocorrer em torno da quarta semana após a infecção. Nessa fase, bilhões de partículas virais são produzidas diariamente, a viremia plasmática alcança níveis elevados e o indivíduo torna-se altamente infectante. 

Como em outras infecções virais agudas, a infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), que se apresenta geralmente entre a primeira e terceira semana após a infecção. Entre 50% a 90% dos indivíduos infectados apresentam SRA.

Os principais achados clínicos de SRA incluem febre, adenopatia, faringite, exantema, mialgia e cefaleia. A SRA pode cursar com febre alta, sudorese e linfadenomegalia, comprometendo principalmente as cadeias cervicais anterior e posterior, submandibular, occipital e axilar. Podem ocorrer, ainda, esplenomegalia, letargia, astenia, anorexia e depressão. Alguns pacientes desenvolvem exantema de curta duração após o início da febre (frequentemente inferior a três dias), afetando geralmente a face, pescoço e/ou tórax superior, mas podendo se disseminar para braços, pernas, regiões palmares e plantares.

Sintomas digestivos, como náuseas, vômitos, diarreia, perda de peso e úlceras orais podem estar presentes. Entretanto, o comprometimento do fígado e do pâncreas é raro na SRA. Cefaleia e dor ocular são as manifestações neurológicas mais comuns, mas pode ocorrer também quadro de meningite asséptica, neurite periférica sensitiva ou motora, paralisia do nervo facial ou síndrome de Guillan-Barré.

A SRA é autolimitada e a maior parte dos sinais e sintomas desaparece em três a quatro semanas. Linfadenopatia, letargia e astenia podem persistir por vários meses. A presença de manifestações clínicas mais intensas e prolongadas (superior a 14 dias) pode estar associada à progressão mais rápida da doença. 

Os sinais e sintomas que caracterizam a SRA, por serem muito semelhantes aos de outras infecções virais, são habitualmente atribuídos a outra etiologia e a infecção pelo HIV comumente deixa de ser diagnosticada.

É muito importante que o médico, diante de um quadro viral agudo, considere a infecção pelo HIV entre os diagnósticos possíveis e investigue potenciais fontes de exposição ao vírus.

A sorologia para a infecção pelo HIV é geralmente negativa nessa fase, mas o diagnóstico pode ser realizado com a utilização de métodos moleculares para a detecção de RNA do HIV.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/32WNIx6 (acesso em 03/10/2019).

Com base no texto 'HIV', leia as afirmativas a seguir:

I. A partir das informações presentes no texto, o leitor pode compreender que os principais achados clínicos da Síndrome Retroviral Aguda (SRA) incluem febre, adenopatia, faringite, exantema, mialgia e cefaleia. O texto afirma, ainda, que a SRA pode ocorrer com a presença de febre alta, sudorese e linfadenomegalia, comprometendo principalmente as cadeias cervicais anterior e posterior, submandibular, occipital e axilar. Podem ocorrer, ainda, esplenomegalia, letargia, astenia, anorexia e depressão.
II. De acordo com o texto, a Síndrome Retroviral Aguda (SRA) inclui sintomas digestivos, como náuseas, vômitos, diarreia, perda de peso e úlceras orais. O comprometimento do fígado e do pâncreas também é bastante frequente na SRA. Cefaleia e dor ocular são as manifestações neurológicas mais comuns, mas pode ocorrer também quadro de meningite asséptica, neurite periférica sensitiva ou motora, paralisia do nervo facial ou síndrome de Guillan-Barré.
III. O texto aponta que os sinais e sintomas que caracterizam a SRA, que comumente pode deixar de ser diagnosticada, por serem muito semelhantes aos de outras infecções virais, são habitualmente atribuídos a outra etiologia e à infecção pelo HIV.

Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200034187Enfermagem: Teoria e Prática

Leia as afirmativas a seguir: I. À luz da lei nº 8.080/90, o princípio da eficiência é contrário aos objetivos do SUS. II. A utilização de instrumento...

#Sistema Único de Saúde: Lei nº 8.080/1990#Legislação Sanitária
Questão 457941200313189Enfermagem: Teoria e Prática

Leia as afirmativas a seguir: I. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) possibilita a captação de dados para subsidiar a gestão da saúde púb...

#Doenças Respiratórias Crônicas#Doenças Crônicas Não Infecciosas#Epidemiologia e Vigilância em Saúde
Questão 457941201244670Enfermagem: Teoria e Prática

Leia as afirmativas a seguir: I. O vírus HIV pode ser transmitido por picada de inseto. II. À luz da lei nº 8.080/90, a saúde é um direito fundamental...

#Sistema Único de Saúde: Lei nº 8.080/1990#Legislação Sanitária#HIV e AIDS#Doenças Infecciosas e Parasitárias
Questão 457941201298911Enfermagem: Teoria e Prática

Leia as afirmativas a seguir: I. Todos os profissionais da equipe de Saúde da Família devem cumprir uma carga horária máxima de dez horas semanais. II...

#Sistema Único de Saúde: Lei nº 8.080/1990#Legislação Sanitária
Questão 457941201736908Enfermagem: Teoria e Prática

Durante o atendimento pré-hospitalar, o Técnico em Enfermagem precisa reconhecer rapidamente as diferenças fundamentais entre o Suporte Básico de Vida...

#Atendimento Pré-Hospitalar (APH)#Atendimento de Urgência e Emergência
Questão 457941202045462Enfermagem: Teoria e Prática

Um Técnico Auxiliar de Regulação Médica utiliza sistemas informatizados para gerenciar chamados e registrar dados clínicos em tempo real. Assinale a a...

#Gestão de Processos e Equipes#Gestão em Enfermagem

Continue estudando

Mais questões de Enfermagem: Teoria e PráticaQuestões sobre Doenças Crônicas Não InfecciosasQuestões do ADM&TEC