///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca Instituto Excelência no concurso para DEMSUR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Engenharia Ambiental e Sanitária, especificamente sobre Saúde Coletiva, Normas de Potabilidade e Qualidade da Água, Gestão de Recursos Hídricos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Sobre as doenças de veiculação hídrica analise os itens a seguir:
I - A febre paratifoide se transmite pelas descargas do intestino (fezes), que contaminam as mãos, as roupas, os alimentos e a água. O bacilo tifoide é ingerido com os alimentos e a água contaminada.
II – Gastroenterite é uma infecção do estômago e do intestino produzida, principalmente, por vírus ou bactérias. É responsável pela maioria dos óbitos em crianças menores de um ano de idade.
III – A hepatite B é uma doença de veiculação hídrica. O período de incubação: 15 a 50 dias. A transmissão pode ocorrer por meio da água contaminada. Os indivíduos doentes podem transmiti-la pelas fezes, duas semanas antes até uma semana após o início da icterícia. A transmissão pode ocorrer também pela transfusão de sangue, duas a três semanas antes e alguns dias após a icterícia. É uma doença endêmica no nosso meio.
Está CORRETO o que se afirma em: