Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941202053736

“Era uma festa familiar, dessas que¹ reúnem tios, primos, avós e al...

📅 2020🏢 IDIB🎯 Câmara de Condado - PE📚 Língua Portuguesa
#Conjunções#Pronomes Relativos#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2020 pela banca IDIB no concurso para Câmara de Condado - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Conjunções, Pronomes Relativos, Morfologia dos Pronomes, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941202053736
Ano: 2020Banca: IDIBOrganização: Câmara de Condado - PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Conjunções | Pronomes Relativos | Morfologia dos Pronomes | Morfologia
Texto associado

TEXTO I

O que mais você quer?


    Era uma festa familiar, dessas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia: "Olha pra essa menina. Sempre com esta cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?"

    Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais. Fulana é linda, jovem e tem um corpaço, o que mais ela quer? Sicrana ganha rios de dinheiro, é valorizada no trabalho e vive viajando, o que é que lhe falta?

    Imaginei a garota acusando o golpe e confessando: sim, quero mais. Quero não ter nenhuma condescendência com o tédio, não ser forçada a aceitá-lo na minha rotina como um inquilino inevitável. A cada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.

    Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a ideia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.

    Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estreia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.

    Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências de ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa do mundo, a melhor qualquer coisa. Gostaria de me reconciliar com meus defeitos e fraquezas, arejar minha biografia, deixar que vazem algumas ideias minhas que não são muito abençoáveis.

    Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão errado e também sobre as que dão certo. Me permitir ser um pouco insignificante.

    E, na minha insignificância, poder acordar um dia mais tarde sem dar explicação, conversar com estranhos, me divertir fazendo coisas que nunca imaginei, deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir. O que eu quero mais? Me escutar e obedecer ao meu lado mais transgressor, menos comportadinho, menos refém de reuniões familiares, marido, filhos, bolos de aniversário e despertadores na segunda-feira de manhã. E também quero mais tempo livre. E mais abraços.

    Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.

Martha Medeiros Disponível em https://www.pensador.com/cronicas_martha_medeiros/

“Era uma festa familiar, dessas que¹ reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que² ninguém conhece direito”.

As partículas “que”, destacadas no período, exercem, respectivamente, função de
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200317223Língua Portuguesa

Assinale a única das alternativas abaixo em que a palavra é empregada, no texto, em sentido figurado, e não em seu sentido próprio.

#Análise Textual
Questão 457941200460452Língua Portuguesa

Na linha 21, é correto afirmar que seu sentido deve ser percebido

#Análise Textual
Questão 457941201596898Língua Portuguesa

Em “Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido”. As palavras destacadas apresentam como sinônimos, respectivamente,

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201714804Língua Portuguesa

Assinale a alternativa correta quanto ao cumprimento das Normas Gramaticais e Ortográficas da Língua Portuguesa.

#Dificuldades da Língua Padrão#Uso da Crase#Ortografia#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941202024659Língua Portuguesa

"[...] se¹ maquiou e se perfumou na hora de ir à maternidade [...].""[...] conferir se² as horas de sono foram suficientes e restauradoras."Sobre a id...

#Conjunções#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941202075032Língua Portuguesa

"A sonda carregava um sismômetro, que registrou quatro anos de tremores nas profundezas de Marte . " A oração em destaque é tipificada como

#Orações Subordinadas Adjetivas#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre ConjunçõesQuestões do IDIB