Em relação à Cetose e Cetoacidose, analise as assertivas e assinale...
🏢 AOCP🎯 FESF-SUS📚 Enfermagem: Teoria e Prática
#Doenças Crônicas Não Infecciosas#Diabetes
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca AOCP no concurso para FESF-SUS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Doenças Crônicas Não Infecciosas, Diabetes.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Em relação à Cetose e Cetoacidose, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A cetoacidose é uma complicação potencialmente letal, com índices de mortalidade entre 5% e 15%. Estima-se que 50% dos casos possam ser evitados com medidas simples de atenção.
II. A cetoacidose ocorre particularmente em pacientes com diabetes tipo 2, sendo algumas vezes a primeira manifestação da doença.
III. O quadro clínico consiste em polidipsia, poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação, hiperventilação e alterações do estado mental.
IV. A cetose, que antecede a cetoacidose, pode ser manejada em casa, desde que o paciente esteja habituado com o automonitoramento da glicemia. Já a cetoacidose em evolução requer tratamento imediato no local de atendimento usual ou em serviço de emergência.
V. O diabetes tipo 1, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação, mas isso pode ocorrer em intercorrências como infarto, AVC ou infecção grave, em que há elevadaprodução de hormônios contra-reguladores.