Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Os medicamentos são produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Qual das alternativas NÃO caracteriza uma das finalidades dos medicamentos?
Apesar dos avanços epidêmicos nos últimos anos da tuberculose no Brasil e no mundo, observa-se uma tímida evolução nas terapias medicamentosas para o tratamento dessa doença. Na fase intensiva do tratamento da tuberculose pulmonar, o esquema de primeira linha da terapia para pacientes adultos consiste no uso concomitante dos seguintes medicamentos orais:
Julgue o item a seguir.
O Diclofenaco é indicado apenas para o tratamento de
formas degenerativas e inflamatórias de reumatismo
(artrite reumatoide, espondilite anquilosante,
osteoartrite e espondilartrite). Esse medicamento, por
ter ph superior a 7, representa uma alternativa eficaz
para a redução das inflações no corpo dos pacientes
com esse tipo de doença.
O fármaco que NÃO é recomendado na amamentação denomina-se
Paciente sexo feminino, 63 anos com queixa geral de ganho de peso, falta de motivação, pele seca, baixa resistência ao frio e exames laboratoriais: colesterol total – 300mg/dL HDL colesterol – 20 mg/dL; LDL - 185mg/dL; triglicerídeos – 320 mg/dL, TSH – 9mU/L, T3 total – 30ng/dL. Foi prescrito para essa paciente: uso contínuo de sinvastatina 10mg, levotiroxina 25ug cedo em jejum, fenofibrato 250mg logo após o almoço, metformina XR 500mg após o almoço também. Analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) A administração de levotiroxina está corretamente indicada, pois o elevado valor de TSH reflete diminuição da tireoide em produzir os hormônios tireoidianos, havendo hiper estimulação do hipotálamo, no entanto, o medicamento deveria ser administrado após o café.
( ) A sinvastatina está corretamente indicada, pois os níveis de colesterol estão acima dos valores de referência, sugerindo risco cardio vascular. Sugere-se acompanhamento da terapia com exames de função hepática como ALT, AST, bilirrubinas.
( ) Em relação ao tratamento com a levotiroxina é importante o acompanhamento dos níveis de TSH, para ajuste farmacoterapêutico.
( ) Justifica-se a prescrição da metformina, pela mesma ter a capacidade de reduzir a captação dos triacilgliceróis, reduzindo dessa forma os níveis de triglicerídeos.
( ) O nível elevado de triacilgliceróis reflete resistência à insulina por parte do paciente, devido ao seu metabolismo basal prejudicado pelo hipotireoidismo, portanto sugere-se o acompanhamento laboratorial dos níveis de triacilgliceróis para avaliar a farmacoterapia.
A sequência correta de cima para baixo é:
"A Atenção Farmacêutica, um novo modelo centrado no paciente, surge como alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos alcançando resuldados concretos." (FERRACINI, 2010)
Segundo o Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica, qual das alternativas abaixo corresponde a “um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e aos profissionais de saúde, que visa a resolver ou a prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico”?
Um dos problemas de saúde pública que vem sendo controlado pela Estratégia Saúde da Família é a diabetes em todas suas formas clínicas. A utilização de vários grupos de hipoglicemiantes orais vem se mostrado eficaz para esse controle, podendo se destacar, no grupo das biguanidas, o uso diário do medicamento
Julgue o item a seguir.
Os riscos de reações adversas aumentam com o
emprego simultâneo de mais de um medicamento, ou
com o uso deles sem prescrição médica. São exemplos
de algumas reações adversas graves a medicamentos:
anafilaxia, dano hepático, dano renal e redução dos
glóbulos brancos (leucócitos), que leva a um
consequente aumento do risco de infecções. Anemia,
úlcera péptica e hemorragia gástrica, também são
exemplos.