Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201797818
Ano: 2021Banca: IADESOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
    Quanto mais precária se tornava a posição militar paraguaia, mais intenso se tornou o culto à personalidade de Solano López e, de outro lado, aumentou a repressão para prevenir o surgimento de um movimento de oposição. Solano Ló pez sempre procurou identificar sua pessoa com o Estado, e sua figura era apresentada com aspectos sobre-humanos. Em um país onde o que se escrevia nos jornais era apenas o que seu chefe de Estado desejava, o Cabichuı́ , em 1867, comparou o lı́ der paraguaio a Moisés pois, assim como este tivera por missão libertar o povo hebreu do jugo egípcio, o marechal era “o caudilho destinado por Deus a libertar o Povo Paraguaio da prepotência de seus inimigos”. No ano seguinte, o mesmo jornal afirmou que Solano Ló pez era a maior e mais portentosa “centelha de Divindade representada no homem” e que “sua notável personalidade” era o maior astro já visto a emitir luz sobre a terra.

DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 314.

A respeito da Guerra do Paraguai, julgue (C ou E) o item a seguir.


O revés sofrido na Batalha de Curupaiti, que cobrou a vida de numeroso contingente de soldados brasileiros e argentinos, abalou a relação dos aliados, fazendo com que a opinião pública argentina questionasse a pertinência da continuidade do país na Tríplice Aliança.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200628942
Ano: 2019Banca: Fundação de Apoio à UNESPAROrganização: Câmara de Dois Vizinhos - PRDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
A cada dia que passa a crise política, econômica e humanitária se agrava na Venezuela. As tensões ganharam ainda mais força quando o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela se declarou presidente interino do país, ganhando apoio de parte da comunidade internacional. O presidente Nicolás Maduro afirma que todo o movimento não passa de uma tentativa de golpe por potências internacionais. Outro fato que agravou ainda mais a situação do país foi o bloqueio de ajuda humanitária aos venezuelanos. Estados Unidos, Colômbia e Brasil tiveram suas ajudas barradas por Maduro, fato que gerou ainda mais embates entre a população venezuelana e militares. Qual o nome do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela que se autodeclarou presidente do país?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201625917
Ano: 2025Banca: EDUCAOrganização: Prefeitura de Umbuzeiro - PBDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
Em 2018, o Brasil foi considerado como um dos maiores países do mundo. Em extensão territorial, o maior país do mundo é: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201114224
Ano: 2019Banca: UFRGSOrganização: UFRGSDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
Leia o texto a seguir.

[...] Ele retira sua força de sua própria mobilização, do laço de fraternidade (hermandad) que une seus membros, e de sua devoção ao chefe. Mas a recusa necessária de uma concepção parlamentar dos partidos políticos não deve levar a ver neles somente os instrumentos de uma ambição ou de um culto pessoal. A força do líder vem do fato de que só ele consegue unir demandas muito diversas, que se unem apenas por meio da prioridade dada às forças fundamentais da vida pública: primeiro a Nação, afirmada em suas lutas contra o imperialismo ianque e contra a oligarquia nacional a serviço dos mercados estrangeiros; também a cidade, no momento em que aparecem as grandes metrópoles; enfim, e sempre, o Povo.

TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: Trajetória Cultural: Editora da Universidade de Campinas, 1989. p. 196.

Sobre o texto, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200422800
Ano: 2016Banca: UFRGSOrganização: UFRGSDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
Considere as afirmações abaixo, sobre a Operação Condor, estabelecida clandestinamente e em conjunto pelas ditaduras do Cone Sul, a partir de 1975.

I - Os Estados Unidos assumiram apoio e suporte à operação, ainda na década de 1970.
II - A meta da operação era a eliminação dos principais opositores das ditaduras do Cone Sul.
III- O sequestro de militantes de esquerda uruguaios, em 1978, na cidade de Porto Alegre, foi uma de suas ações mais famosas.

Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201654200
Ano: 2024Banca: Instituto Abaré-etéOrganização: Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira - AMDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina | Ciência Política
O Mercosul é um bloco econômico e político que tem como membros alguns países da América do Sul. Desde sua criação, o Mercosul visa promover a integração econômica e política entre seus estados membros. Qual dos seguintes países é um membro fundador do Mercosul?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200014329
Ano: 2017Banca: CETREDEOrganização: Prefeitura de Aquiraz - CEDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
NOTÍCIA I

Suborno na América Latina

A Odebrecht carrega uma dívida cada vez maior desde que seu envolvimento nos crimes apurados na operação Lava Jato veio à tona. Em dezembro, o grupo brasileiro reconheceu a prática de suborno na América Latina.
A Odebrecht admitiu o pagamento de US$ 29 milhões a funcionários peruanos em troca de contratos para obras no país entre os anos de 2005 e 2014, segundo documentos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).
No período, a construtora participou de mais de 40 projetos no Peru, que envolveram cerca de US$ 12 bilhões em gastos públicos durante os governos de presidentes Alejandro Toledo, Alan García e Ollanta Humala.
No relatório de administração da Odebrecht de 2016-2016, a empresa cita entre seus principais negócios, obras dos projetos de Irrigação Olmos e Chavimochic, da Central Hidrelétrica Chaglla, da Vía de Evitamiento de Cuzco e do Porto Matarani. A empresa também administra concessões de rodovias no Peru. Depois dos brasileiros, os peruanos compõem a maior parte do quadro de trabalhadores da empresa. Dos 128 mil funcionários da empresa no grupo, cerca de 10 mil são peruanos.

NOTÍCIA II

O escândalo da venda de carne maquiada e de pagamento de propina a fiscais sanitários manchou a reputação no Exterior de duas das maiores exportadoras do produto no mundo – BRF e JBS – e também prejudicou a recuperação do agronegócio no Brasil, que encolheu 6,6% em 2016. Dona das marcas Sadia e Perdigão, a BRF tem 47 fábricas no Brasil e exporta para 120 países. A BRF é dona de 14% do mercado de aves mundial. Já a JBS é o maior frigorífico do mundo, dono das marcas Friboi, Seara, Swift, Pilgrim's Pride e exporta para 150 países.

http://g1.globo.com
A Notícia II está se referindo à Operação
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200550072
Ano: 2017Banca: UNIMONTESOrganização: Prefeitura de Jaíba - MGDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
A gênese de cada sociedade nacional compreende tanto a luta contra a metrópole como as divergências internas, além dos conflitos com vizinhos. "Alguns dos novos Estados, Uruguai e Bolívia, por exemplo, encontraram sua verdadeira identidade precisamente no conflito com seus vizinhos americanos.” (IANNI, Octavio. A questão nacional na América Latina. Estudos Avançados, vol. 2, n. 1, São Paulo, jan./mar. 1988. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141988000100003>
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200883630
Ano: 2024Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de Concórdia - SCDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina
O Brasil é o maior país da América do Sul; seu território ocupa quase a metade do Continente Sul-Americano (47,3%). Pela sua dimensão, ocupa o quinto lugar no mundo, superado somente pela Rússia, Canadá, China e os EUA. Essa vasta extensão territorial confere ao Brasil uma grande diversidade geográfica, climática e cultural.

A extensão territorial do Brasil é de aproximadamente: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200255499
Ano: 2017Banca: UFRGSOrganização: UFRGSDisciplina: Cultura Geral e AtualidadesTemas: Introdução à América Latina

Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina em fins do século XIX e início do XX.


O meio século seguinte, e particularmente o período que vai até a Primeira Guerra Mundial, foi para a maioria dos países latino-americanos a “Idade de Ouro” do crescimento econômico com base predominantemente na exportação, da propriedade material (pelo menos para as classes dominantes e as classes urbanas), do consenso ideológico e da estabilidade política.

BETHELL, L. Introdução. In: BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência até 1870. Edusp: São Paulo, 1994. v. 3. p. 17.

A “Idade de Ouro”, referida no segmento, vincula-se a um fenômeno social e político mais amplo.


Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com