Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Os Impérios helenísticos, amálgamas ecléticas de formas gregas e orientais, alargaram o espaço da civilização urbana da Antiguidade clássica, diluindo-lhe a substância [...].
De 200 a.C. em diante, o poder imperial romano avançou para leste [...] e nos meados do século II as suas legiões haviam esmagado todas as barreiras sérias de resistência do Oriente.
P. Anderson. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1982.
Na região das formações sociais gregas,
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os gregos acreditavam na existência de um conjunto de grandes divindades, que se reuniam em seus tronos no alto do Monte Olimpo, onde moravam. Algumas dessas divindades mais conhecidas eram: Zeus, Atena, Poseidon, Ares e Apolo, por exemplo.
II. Na Grécia antiga, os líderes religiosos pregavam a existência de um único deus, cujo nome era Macbeth, o qual habitava a foz dos rios Tigre e Eufrates. Os gregos clássicos também davam grande importância ao conhecimento. Assim, para aquele povo, ciência e religião não eram separadas, e aproximar-se da verdade significava aproximar-se dos deuses.
Marque a alternativa CORRETA:
As sociedades da Antiguidade Clássica, como a Grécia e Roma, tiveram importantes características políticas, sociais e culturais que influenciaram diretamente o desenvolvimento do Ocidente. Essas civilizações legaram à humanidade contribuições nas áreas de filosofia, política, arte e direito, cujas reflexões ainda são estudadas atualmente. Sobre a Grécia e Roma, analise abaixo:
I. A sociedade ateniense, na Grécia clássica, era caracterizada pela democracia direta, onde todos os cidadãos participavam ativamente das decisões políticas, com exceção das mulheres, escravos e estrangeiros.
II. O sistema de governo romano, especialmente durante a República, era baseado em uma democracia direta, onde os cidadãos participavam ativamente de todas as decisões políticas, sem a mediação de representantes.
III. O Império Romano, ao contrário da Grécia, não desenvolveu uma filosofia própria, sendo a filosofia romana essencialmente uma adaptação e divulgação das ideias gregas.
IV. Em Roma, a escravidão teve um papel fundamental na economia, principalmente nas atividades agrícolas e comerciais, sendo uma característica da sociedade romana durante todo o período republicano e imperial.
V. A educação na Grécia e em Roma era predominantemente voltada para os filhos dos ricos, com acesso restrito às classes populares, e com a função de preparar os jovens para a vida política e militar, respectivamente.
Assinale a alternativa correta:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, foi um revolucionário comunista, político e teórico político. O seu governo durou de 1917 até 1924 e foi responsável por tolher as bases do que seriam as “repúblicas soviéticas”.
II. A civilização romana deixou um legado importantíssimo para as sociedades vindouras, com destaque para o desenvolvimento do direito, da arquitetura e do alfabeto latino. Em seus mais de mil anos de existência, a civilização romana vivenciou diversos tipos de governo, como a monarquia, a república clássica e o império.
Marque a alternativa CORRETA: