Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200806332
Ano: 2014Banca: IDECANOrganização: AGUDisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Microeconomia
Com relação à função demanda de teoria do consumidor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para a falsas.

( ) A curva de Engel para um bem inferior é negativamente inclinada.
( ) A demanda por um bem derivada de uma função utilidade Cobb-Douglas é uma fração da renda em relação ao preço do mesmo bem.
( ) Considerando o efeito do preço de um bem sobre sua própria demanda, o efeito renda pode exatamente igualar o efeito substituição somente se o bem não for inferior.

A seqüência está correta em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201812429
Ano: 2024Banca: UFMTOrganização: Prefeitura de Cáceres - MTDisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Microeconomia
Considere um paciente que está tomando decisões sobre como alocar seu tempo e dinheiro em saúde, abrangendo consultas médicas e medicamentos. Suponha que a função de utilidade do paciente seja dada por U(C; M) = 2√C + M, onde C representa o número de consultas médicas e M representa a quantidade de medicamentos comprados.


Assinale a afirmativa correta sobre essa função de utilidade.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201920106
Ano: 2016Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: TCE-SCDisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Microeconomia
Acerca da determinação do preço de um bem e de elasticidade da procura, julgue o item a seguir.

As possíveis explicações para o aumento do preço de um bem incluem o aumento do preço de bem substituto ao bem em questão e o aumento na renda do consumidor.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200369160
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: EBSERHDisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor

A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.


A curva de indiferença é usualmente ilustrada como sendo côncava em relação à origem para mostrar que as combinações de dois bens são indiferentes ao consumidor, e sinaliza que quanto mais escasso for um bem maior, maior será o seu valor relativo de substituição.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200137542
Ano: 2022Banca: IADESOrganização: ADASADisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Microeconomia

Caso hipotético 1 para responder à questão.


Uma firma funciona sob concorrência perfeita no longo prazo, produzindo e vendendo q unidades de um bem por semana, e determina sua oferta pela curva de custo marginal: o preço que se deve cobrar para produzir e vender q unidades deve ser igual ao custo marginal correspondente à produção de q unidades. Isso é válido, porém, apenas a partir do ponto em que o custo médio se iguala ao custo marginal, pois, antes desse ponto, a firma teria um custo por unidade produzida maior do que teria caso produzisse um pouco mais. 

Suponha que a firma, nesse caso, tenha seu custo de produção dado por C = 800q – 48q2 + q3 . Qual é o custo marginal para produzir 30 unidades?  
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201481434
Ano: 2022Banca: FGVOrganização: TCE-TODisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Análise de Demanda e Oferta | Microeconomia
Suponha que haja na economia apenas dois bens, X e Y. Considere um consumidor que esteja maximizando sua função utilidade sujeito à restrição orçamentária.

Considerando que haja um aumento na renda nominal, em relação aos efeitos das variações de renda na demanda marshalliana do consumidor, é correto afirmar que, caso:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200198010
Ano: 2010Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: MSDisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Microeconomia
Julgue os itens seguintes, acerca das preferências do consumidor.
No caso dos bens neutros, a taxa marginal de substituição (TMS) é zero e, no caso dos bens complementares perfeitos, a TMS é infinita.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201399785
Ano: 2013Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: MJSPDisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Microeconomia | Fundamentos Microeconômicos | Análise de Demanda e Oferta
As quantidades totais de alimento e vestuário, dois bens normais, são fixas e positivas, e pertencem às famílias A e B, com curvas de indiferença bem comportadas. Partindo de uma dotação inicial não eficiente de Pareto, as duas famílias realizam todas as possíveis trocas mutuamente vantajosas, a fim de maximizar a utilidade das famílias.

Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

A elasticidade da demanda por alimento diminui quando a renda aumenta
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200118075
Ano: 2013Banca: UEPAOrganização: SEAD-PADisciplina: Economia e MercadoTemas: Microeconomia | Teoria do Consumidor

Quanto à utilidade e escolha do consumidor, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para maximizar a utilidade que as compras dos diferentes bens proporcionam a um consumidor, a utilidade marginal proporcionada pela última unidade consumida do bem X deve ser maior à utilidade marginal proporcionada pela última unidade consumida do bem Y, dado que X é um bem de luxo.

II. Para maximizar a utilidade derivada de suas compras, o consumidor distribuirá seu consumo entre todos os bens, de maneira que cada um lhe ofereça uma utilidade marginal proporcional a seu preço.

III. A teoria da escolha não aplica o princípio da utilidade ordinal por assumir a hipótese comportamental, segundo a qual consumidores racionais escolhem a melhor cesta de consumo factível, ou seja, dentro do conjunto seu orçamentário.

IV. Um dos princípios básicos da escolha e da conduta do consumidor é a de que os indivíduos tendem a escolher aqueles bens e serviços que lhes apontam maior utilidade, maximizam sua utilidade, entendida como sentimento subjetivo de prazer ou satisfação que uma pessoa experimenta como consequência do consumo de determinado bem ou serviço.

V. O consumidor que pretende maximizar a utilidade que as compras dos diferentes bens lhe proporcionam não pode esperar que a utilidade marginal proporcionada pela última unidade consumida do bem X seja igual à utilidade marginal proporcionada pela última unidade consumida do bem Y.


A alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200319345
Ano: 2016Banca: ESAFOrganização: ANACDisciplina: Economia e MercadoTemas: Teoria do Consumidor | Microeconomia
Suponha que o governo imponha aos consumidores uma quota de consumo para um dado bem. A partir dessa quota, cada unidade adicional do bem é taxada em t unidades monetárias por unidade a mais consumida. Assim, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com