Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
O processo de construção de edifícios é constituído de diversas fases, como projeto, fabricação de materiais, execução, uso, manutenção. O desempenho dos materiais perpassa todas essas fases. A respeito de desempenho de materiais, conforto técnico e acústico e eficiência energética, julgue o item seguinte.
A etiqueta do PROCEL para edifícios corresponde ao nível de
eficiência energética, nos patamares A, B, C, D ou E. Essa
etiqueta é opcional e indicada para edifícios com área útil
maior que 500 m2
.
A Certificação internacional LEED é referente ao projeto, obra e operação de edificações e traz inúmeros benefícios, não só ambientais e econômicos, mas também sociais.
Analise as afirmativas a seguir a respeito dos benefícios que a Certificação LEED pode propiciar.
I. Como benefícios sociais tem-se a conscientização dos trabalhadores e usuários, assim como a melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes do edifício.
II. O estímulo a políticas públicas de fomento a construção sustentável não pode ser considerado um benefício social.
III. A Redução do consumo de água e energia, assim como o uso de materiais de baixo impacto ambiental são benefícios ambientais de suma importância.
IV. A diminuição dos custos operacionais do edifício e a valorização do imóvel por conta do marketing de ter uma certificação LEED podem ser considerados um dos principais benefícios econômicos.
Estão corretas as afirmativas
Em relação às práticas de construções sustentáveis e suas certificações ambientais, algumas abordagens são empregadas para minimizar o impacto ambiental de um projeto. Trata-se de uma característica do sistema de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – Liderança em Energia e Design Ambiental) para construções sustentáveis:
A respeito dos sistemas de certificação ambiental de construções, julgue o item subsequente.
Uma das críticas mais recorrentes à definição usual de construção sustentável é a ausência de preocupação em mitigar incômodos acústicos.
A respeito dos sistemas de certificação ambiental de construções, julgue o item subsequente.
No sistema de certificação LEED, quatorze critérios
de análise são estabelecidos e, em cada um deles, a edificação
pode receber a qualificação de bom, superior ou excelente.
A Certificação internacional LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em 143 países. O intuito dessa certificação é incentivar que projetos, obras e operações das edificações tenham práticas sustentáveis. Essa certificação tem sete quesitos que são avaliados nas edificações e todos eles possuem prérequisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação).
A seguir estão as definições de cinco (5) destes sete (7) quesitos. Marque a alternativa em que a definição de um deles NÃO está correta.
As certificações ambientais em edificações são utilizadas para atribuir à edificação um selo no qual permite registrar os ganhos ambientais que a edificação pode proporcionar. Em geral, as certificações levam em conta as seguintes características da edificação:
A certificação de sustentabilidade de edifícios definida como um processo de gestão de projeto, que tem o objetivo de obter a qualidade ambiental de um empreendimento novo ou reabilitado e, para tanto, baseia-se em dois referenciais de desempenho:
I. Referencial do Sistema de Gestão do Empreendimento − SGE, que avalia o sistema de gestão implementado pelo empreendedor.
II. Referencial de Qualidade Ambiental do Edifício − QAE, que avalia o desempenho técnico e arquitetônico da edificação.
Denomina-se: