Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200447435
Ano: 2019Banca: INSTITUTO AOCPOrganização: SEE-PBDisciplina: FilosofiaTemas: Estado de Natureza e Estado Civil | Teoria Política
O pensador Pierre Lévy (1956-) é um filósofo francês que nasceu na Tunísia. Dedica-se aos âmbitos da comunicação e da informática. Entre as suas obras principais, está As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática e Cibercultura. Já o pensador Jacques Rancière (1940-) é um filósofo que nasceu na Argélia. Com o decorrer do seu percurso intelectual, afastou-se do pensamento de Althusser e dedicou-se à reflexão acerca da relação entre dois âmbitos diferentes: a política e a estética. A partir dessas informações básicas e de seus conhecimentos sobre ambos os filósofos, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200883846
Ano: 2024Banca: UECE-CEVOrganização: UECEDisciplina: FilosofiaTemas: Estado de Natureza e Estado Civil | Teoria Política
“A primeira descrição de nosso indígena foi, sem dúvida, a contida na carta de Pero Vaz de Caminha. [...] A comparação que ele faz dos indígenas com os europeus se resume na ideia de que os homens que vivem conforme a lei da natureza são sempre mais perfeitos do que os homens deformados pela civilização. É a velha teoria da bondade natural que se expressa sob esta forma. Outro documento, contemporâneo da epístola de Pero Vaz, é a célebre Carta do piloto anônimo [...]. No meio do clima doce, os indígenas viveriam em pleno estado natural.”

FRANCO, A. A. M. O índio brasileiro e a revolução francesa: As origens brasileiras da teoria da bondade natural. – 2ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio; Brasília: INL, 1976, p. 19-20. – Adaptado.


Segundo Afonso Arinos de Melo Franco, as descrições dos habitantes originários do litoral brasileiro dos séculos XVI e XVII, nos relatos de viagem de europeus ao Brasil, influenciaram a elaboração, na Europa, das modernas teorias do Estado como resultado de uma saída do estado de natureza através de um contrato (ou pacto) social. Segundo a citação acima, esses relatos ajudaram os filósofos europeus a pensar sobre
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200291758
Ano: 2010Banca: UEMOrganização: UEMDisciplina: FilosofiaTemas: Estado de Natureza e Estado Civil | Democracia e Representação Política | Teoria Política
Lutas populares intensas e profundas crises econômicas forçaram o Estado liberal a tornar-se uma República democrática representativa, ampliando a cidadania política. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto. 
O neoliberalismo amplia a política social do Welfare State, reforçando a intervenção do Estado no sentido de defender e garantir direitos e benefícios sociais no campo da previdência social.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201453073
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: Prefeitura de Santa Fé do Sul - SPDisciplina: FilosofiaTemas: Estado de Natureza e Estado Civil | Teoria Política
Em uma reunião pedagógica, um grupo de professores discute diferentes teorias filosóficas sobre a relação entre o Estado e a liberdade individual. Um dos professores argumenta que, em certos contextos, a centralização do poder é necessária para garantir a ordem e evitar o caos. Outro professor contrapõe dizendo que a separação dos poderes é fundamental para proteger a liberdade e evitar o abuso de autoridade. Um terceiro professor menciona que, para garantir a verdadeira liberdade, é preciso que a sociedade atue de acordo com uma vontade coletiva, enquanto um quarto professor ressalta a importância de garantir os direitos naturais do indivíduo, com o Estado desempenhando um papel limitado. Com base nos pensamentos políticos de Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant, Hegel e Marx, assinale a afirmativa que reflete a filosofia de Montesquieu sobre o equilíbrio entre liberdade e poder estatal.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941202009365
Ano: 2016Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de Lages - SCDisciplina: FilosofiaTemas: Estado de Natureza e Estado Civil | Teoria Política

Thomas Morus escreveu uma obra na qual descreve um Estado imaginário, onde não existia a propriedade privada e nem se utilizava o dinheiro. A preocupação maior era com a felicidade coletiva e a organização da produção.


O autor atribuiu à obra mencionada o título de:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201210627
Ano: 2021Banca: FGVOrganização: PM-SPDisciplina: FilosofiaTemas: Estado de Natureza e Estado Civil | Teoria Política
O filósofo norte-americano John Rawls (1921-2002), ao refletir sobre o desafio de equilibrar liberdade e igualdade nas sociedades democráticas contemporâneas, formulou dois princípios:
1. Toda pessoa tem igual direito à máxima liberdade, compatível com uma liberdade semelhante para os outros.
2. As desigualdades de riqueza e poder são justas apenas se associadas à disponibilidade de posições e cargos para todos em igualdade de oportunidades, e se produzirem benefícios compensatórios para os membros menos favorecidos da sociedade.

A partir do texto, analise as afirmativas que descrevem ações para equilibrar liberdade e igualdade.
I. Promover escola e saúde para todos é um meio de garantir a igualdade de acesso e de oportunidades.
II. Implementar políticas de distribuição de renda e programas de cotas permite reparar desigualdades e promover a equidade.
III. Atribuir ao Estado a defesa da livre iniciativa e da liberdade de mercado possibilita a correção natural das injustiças pelo mecanismo da oferta e procura.

Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
Logoquestionei.com