Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue o item a seguir.
No processo de desenvolvimento de coleções, a Lei de Zipf
permite avaliar a produtividade de determinado autor e a sua
importância para o acervo.
No que se refere à administração de bibliotecas, julgue o item subsequente.
Considerando-se a biblioteca como uma organização
provedora de serviços, para enriquecer as experiências
profissionais, devem ser trabalhados isoladamente a estratégia,
o valor, o marketing e a qualidade e gestão da produção.
A utilização de tecnologias da informação nos processos técnicos e serviços ofertados pela biblioteca com vistas a sua automação permite ampliar a disponibilização da informação. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.
Analise as assertivas abaixo relacionadas à Gestão do Conhecimento.
I. Acompanhando as tendências contemporâneas, as organizações têm ampliado o seu conceito de capital − tradicionalmente restrito a ativos tangíveis, físico e financeiro −, para incluir também o capital intangível. Nesse sentido, fala-se em conhecimento organizacional, aprendizagem organizacional, capital intelectual, competência e experiência.
II. Um dos mais importantes autores na área de gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport, desenvolveu um elenco de dez princípios da gestão do conhecimento. Em primeiro lugar, de acordo com referido autor, a gestão do conhecimento requer investimentos financeiros consideráveis. Sob esse aspecto, deve-se reconhecer que diversas atividades relacionadas com a gestão do conhecimento demandam aportes.
Pode-se afirmar que
Utilizando as informações dadas abaixo, assinale a alternativa que segue corretamente as recomendações da norma ABNT NBR 6023 para elaboração de referências:
Autor(es):
Título: Ensaios de bioética e direito
Subtítulo: Suicídio – castração química – pedofilia – célulastronco – autonomia – dopagem esportiva – corpo humano morto – exame de DNA – eugenia e deficiência – relativismo cultural – reprodução assistida – testemunha de Jeová
Organização: Tereza Rodrigues Vieira
Edição: 2ª edição, revista, ampliada e atualizada
Local: Brasília Editora: Editora Consulex
Ano de publicação: 2012
Número de páginas: 260
ISBN: 978-85-88-55167-1